Não são só carros e motos elétricas que fazem sucesso: e-bikes também estão na mira do brasileiro

Uma pesquisa revelou que 56% dos entrevistados trocaram os carros por bicicletas elétricas para se deslocar diariamente para o trabalho ou faculdade.

Os dados são da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Labmob/UFRJ).

Logo abaixo, o Garagem360 revela o que explica a ascensão desse mercado. Confira!

Foto: Garagem360
Foto: Garagem360

O que explica a ascensão das bikes elétricas? 

Foto: Garagem360
Foto: Garagem360

A troca dos carros pela bicicleta elétrica ocorre por várias razões. As mais comuns são os gastos com combustível, manutenção, estacionamento, passagens de ônibus e metrô. 

Nesse segmento, a companhia Ventane Motors foi uma das empresas que tem vibrado com o momento positivo do mercado. A marca teve um crescimento de 150% das suas vendas. 

Para atender a essa demanda, agora, os produtos que eram importados da China, chegam também de Manaus, o que facilita a aquisição de novas bicicletas. 

Quais são os benefícios da bicicleta elétrica? 

Foto: Garagem360
Foto: Garagem360

Além da otimização do tempo e a economia com despesas diárias com transporte, a bicicleta elétrica também impacta positivamente o meio ambiente e até a economia. 

Segundo o diretor da Ventane Motors e especialista em mobilidade sustentável, Davi Souza, a indústria pode gerar novos empregos no Brasil. 

“A crescente demanda por veículos elétricos pode impulsionar a indústria de fabricação e venda desses veículos, gerando empregos e estimulando a economia local”, explica o diretor.

Já o gerente da Ventane Motors da loja de Botafogo, no Rio de Janeiro, João Vitor, destaca que uma bicicleta elétrica emite menos gases de efeito estufa (GEE) em comparação com os veículos tradicionais. 

“Quando você compra uma bike elétrica é menos um carro e uma moto à combustão na rua, ou seja, você vai mitigar os gases de efeito estufa. Você cada vez menos vai ter uma poluição e cada vez mais um produto econômico que vai ajudar no meio ambiente e na sustentabilidade”, explica o gerente.

Leia também:

Precisa ter habilitação para dirigir bicicleta elétrica?

Sim. Segundo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), proprietários desse veículo precisam ter habilitação.

No total, são dois tipos de habilitação permitidos. São elas: 

  • Tipo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) 

  • Tipo A (para motocicletas) e colocar placas.

Por outro lado, bicicletas elétricas não precisam de licenciamento, como acontece com os carros e motos

Qual o valor atual de uma bicicleta elétrica?

O preço das bicicletas elétricas variam de acordo com o modelo escolhido. Porém, é possível encontrar a E-BIKE, da Golev, por R$ 6.380 ou a E-BIKE Cruiser S Plus por R$ 11.980.

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas sobre bicicletas elétricas, carros, motos e caminhões. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Detran alerta para segurança de bicicletas elétricas no trânsito

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar