Não consegue carregar seu carro elétrico por falta de ponto de recarga? Advogado explica o que fazer

Um dos grandes problemas dos carros elétricos ainda é a falta de ponto de recarga, o que preocupa os condutores em relação à autonomia máxima desses veículos.

O que acontece é que, infelizmente, o Brasil ainda não possui uma estrutura suficiente para comportar tantos automóveis eletrificados no quesito ponto de carregamento.

Mas e então, quem tem um automóvel assim tem algum direito? É o que o Garagem360 te diz agora. Acompanhe!

Faltou ponto de recarga na estrada? Entenda os seus direitos!

Bem, é fato que o governo brasileiro, assim como diversos outros do mundo, já possuem campanhas de incentivo para a compra dos carros elétricos, afinal, eles caminham lado a lado com a sustentabilidade.

Entretanto, o número de veículos eletrificados presentes no país já é bastante elevado, e, infelizmente, nós ainda não temos uma estrutura adequada para suportá-los.

O que acontece é que ainda é relativamente raro encontrar pontos de recarga em locais de acesso público. Isso porque a grande maioria dos pontos que existem atualmente fazem parte de alguma iniciativa privada.

Dessa forma, ainda que um carro tenha uma autonomia invejável, pode ser que o condutor fique na mão na estrada, principalmente em longas viagens.

Essa situação nos faz refletir sobre a responsabilidade das fabricantes e do próprio governo nacional, mas, infelizmente, não há muito o que possa ser feito, visto que as fabricantes já oferecem uma “solução” para esse tipo de problema.

Veja mais: Novas regras para carregar carros elétricos podem ser ruins? Especialista explica

Fabricantes garantem forma de carregar veículos elétricos

Lembra que nós dissemos que as fabricantes já oferecem uma “solução” para esse tipo de problema? Para melhor entender, a via de regra, as fabricantes têm como obrigação oferecer uma forma de carregamento dos automóveis, e isso elas já fazem, seja através do cabo para carregar o veículo em tomadas e dispositivos, ou até mesmo ofertando o próprio carregador, como o WallBox, por exemplo. 

Na teoria, esses carregadores podem ser usados em qualquer lugar e em diferentes tomadas, o que garante que o condutor tenha uma saída caso não encontre um posto de carregamento.

Para te ajudar a entender ainda mais, o Dr. Alexandre Damasceno, advogado especialista no direito do consumidor (e também sobre carros elétricos), explica:

“No ponto de vista legal o fabricante está te dando meios para que você utilize o veículo em qualquer lugar. Assim, a não ser que você consiga comprovar que aquele meio é ineficiente, com base no nosso sistema elétrico, eu não entendo que haja uma responsabilidade do fabricante […]”

Como carregar carro elétrico em casa?

  • Primeiro, verifique se a potência do ambiente é compatível com a do carregador do automóvel
  • Se necessário, faça adaptações necessárias para isso (atualmente, a maioria dos modelos já contam com tomadas 110v, 220v e WallBox, aquelas que já existem dentro de casa)
  • Verifique a potência de carregamento

Por fim, o processo é extremamente simples e requer apenas alguns cuidados para garantir que ele seja feito de forma totalmente segura.

Aproveite para conferir: Cor azulada no disco de freio? Entenda o perigo

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar