O governo da Bahia anuncia a isenção do IPVA para carros elétricos que estejam dentro das normas propostas para que os condutores fiquem de fora do imposto anual.
A iniciativa, assim como de diversos outros governos estaduais, tem como objetivo incentivar a compra de veículos eletrificados, principalmente em razão da redução dos gases poluentes gerados pela queima de combustível.
Para ajudar os residentes locais, o Garagem360 traz com detalhes o que é preciso para garantir a isenção. Acompanhe!
Governo da Bahia garante isenção do IPVA para carros elétricos
Os carros elétricos estão cada vez mais populares no mundo inteiro, e no Brasil, já existem diversas medidas de incentivo para a compra dos eletrificados.
Isso porque o motivo por trás desse incentivo é bem simples: a sustentabilidade. É por isso que diversos governos já garantem a isenção do IPVA para carros elétricos.
Dessa vez, a decisão chega pelo governo da Bahia, com a proposta “tecnologias verdes“, que diz respeito justamente à promoção da pesquisa, do desenvolvimento e da implementação de tecnologias inovadoras na indústria automotiva.
Para os condutores, a isenção do IPVA é de grande importância, afinal, já garante uma redução nas despesas necessárias para manter um carro elétrico.
Quais são as regras para isenção do IPVA BA para carros elétricos?
A isenção do IPVA para carros elétricos é garantida para todos os veículos que tenham o valor de até R$ 300 mil, considerando o valor de compra.
É importante destacar que a isenção é garantida para o veículo, e não para o condutor. Ou seja, em caso de venda do automóvel, por exemplo, ele ainda seguirá isento do imposto.
Isso quer dizer que não há a necessidade de uma nova solicitação, desde que o veículo esteja em dia com as leis locais e dentro do critério de preço estabelecido.
Como solicitar a isenção do IPVA para carro elétrico na Bahia?
- Acessar a plataforma oficial do governo da Bahia
- Efetuar o login e/ou cadastro
- Localizar o serviço “Solicitar isenção de IPVA para veículos elétricos”
- Preencher os campos com os dados necessários
- Anexar a documentação solicitada
- Registrar a solicitação
Por fim, a isenção é concedida para todo e qualquer cidadão e/ou empresa que emplacar o automóvel na Bahia e seguir as regras mencionadas.
Aproveite para conferir: Autonomia de até 752 km: este é o carro da Fiat que mais roda