Os veículos eletrificados chamam cada vez mais a atenção, mas e para carregar? Isto é uma das dúvidas mais comuns do momento é como carregar um carro elétrico em casa. Afinal, será que isso é realmente possível?
Entender esse ponto é extremamente importante, visto que a tendência é de que cada vez mais pessoas optem por um desses automóveis.
Acompanhe o Garagem360 e fique por dentro!
Carro elétrico para carregar em casa: é possível?
Muita gente acredita fielmente que os carros elétricos só podem ser carregados em pontos específicos e/ou em locais totalmente estruturados para isso, mas aí vai uma surpresa: isso não é verdade!
De uma forma mais clara, é completamente possível carregar um carro elétrico dentro da sua própria casa. Afinal, ainda não existem muitos pontos de carregamentos espalhados pela maioria das cidades brasileiras.
No entanto, é claro que existem alguns cuidados e orientações indispensáveis, como por exemplo, verificar se o sistema atende a potência do carregador.
Fora isso, não há muito mistério. Isso porque os equipamentos de carregamento de carros elétricos utilizam a tensão e a corrente que são comuns e uso residencial.
Pode carregar carro elétrico na tomada normal?
Sim! Isto é, como dito, é preciso verificar se a potência é suficiente para carregar o automóvel, mas na maioria das vezes, isso não é um problema.
Atualmente, a grande maioria dos modelos já são adaptados para as tomadas de 110V, 220V e WallBox, ou seja, aquelas que existem dentro de casa.
Por outro lado, caso a fonte de energia não tenha a potência suficiente para carregar um veículo do tipo, é completamente possível realizar adaptações voltadas ao fornecimento de energia.
Além disso, é importante ter em mente que o tempo de carregamento pode variar de acordo com diversos fatores, como por exemplo:
- O tipo de carregador utilizado
- A capacidade da bateria
- A potência de carregamento
Você pode se interessar: Buscas por carros blindados cresce 109%: o que está por trás desse dado?
É seguro carregar carro elétrico em casa?
A resposta também é sim! Carregar um carro elétrico na tomada de casa não é tão diferente de outros dispositivos que também necessitam da fonte de energia para o funcionamento.
Dessa forma, para evitar quaisquer problemas, basta tomar os cuidados necessários, já mencionados, como verificar a potência, e claro, sempre dar uma olhadinha para saber se não há problemas no carregador, na bateria e afins.
Aproveite para conferir: Como refrescar carro fechado mesmo sem usar ar condicionado: vai salvar sua vida!