Onde carregar carros elétricos no Brasil; saiba como encontrar e fazer

Entenda como a crise na produção de veículos impactou a venda de carros elétricos
(Foto: Pixabay)

Ter um carro híbrido plug-in, ou 100% elétrico traz algumas vantagens, porém, é preciso ter alguns cuidados espaciais, como conseguir mapear os pontos de recarga disponíveis em sua rota comum. Veja onde carregar carros elétricos!

Veja onde carregar carros elétricos
Veja onde carregar carros elétricos (Foto: Pixabay)

Pontos de recarga: veja onde carregar carros elétricos

O eletrificados, sejam eles híbridos, híbridos plug-in ou 100% elétricos ganham força mundo afora, e no Brasil, mesmo que a passos pequenos, também.

Conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, somente no ano passado, 34.990 unidades foram emplacadas, algo que representou recorde histórico de vendas para  a categoria no país.

VEJA TAMBÉM

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, “é comum que surjam muitas dúvidas em relação à infraestrutura necessária para carregar um carro elétrico, principalmente porque estamos acostumados a abastecer no posto de gasolina e não ligá-los na tomada.

Essas dúvidas também aparecem para os condomínios, que devem pensar em estruturas específicas diferentes das usuais e no consumo coletivo”.

Pensando nisso, o Garagem360 mostra onde encontrar pontos de recarga, bem como como realizar a função de carregar o modelo.

Como encontrar os pontos de recarga para os carros elétricos

De acordo com os dados da ABVE, o Brasil possui cerca de 1.250 pontos de recarga disponíveis, sendo que, 47% deles estão localizados em São Paulo.

Geralmente, esses carregadores estão espalhados em pontos públicos, como shoppings e supermercados. Além disso, algumas concessionárias de marcas que possuem híbridos e elétricos em seu portfólio, também possuem carregador disponível para os clientes.

Uma opção para encontrá-los é usar o aplicativo PlugShare. Ele funciona de forma colaborativa e pode ser atualizado pelos próprios usuários. Nele é possível verificar o ponto de recarga mais próximo através de vários filtros como o raio de atuação.

Outra alternativa é usar os aplicativos de empresas privadas que oferecem a localização dos pontos de recarga próprios.

O Google Maps também oferece um filtro par encontrar o ponto de recarga mais próximo, para isso, basta pesquisar por “pontos de carregamento para carros elétricos”.

Veja onde carregar carros elétricos
Pontos de recarga podem ser encontrados no Google Maps e outros aplicativos (Foto: Pixabay)

Como carregar um carro elétrico?

Caso você tenha adquirido um modelo com propulsor elétrico, seja ele misto ou completo, provavelmente, o consultor da concessionária te deu as primeiras orientações de como realizar o processo de recarga.

Porém, ainda podem restar algumas dúvidas. De forma geral, o processo todo é bem simples.

O primeiro passo é localizar a entrada para receber o conector. Geralmente ela está presente onde seria a entrada do tanque de combustível, ou em outros casos, na parte frontal do modelo, acima da grade. Determinadas marcas escondem a entrada logo abaixo do logo da montadora.

Ao chegar ao ponto de recarga, basta plugar o conetor à entrada de carregamento do veículo e pronto, o modelo já estará recebendo carga.

E para carregar carros elétricos em casa?

Por fim, também é possível realizar o processo de carregamento em casa. Para isso, o uso de um Wall Box é o mais indicado, já que através dele será possível realizar o carregamento rápido. O equipamento é vendido pelas próprias concessionárias e tem um valor inicial de R$ 3 mil.

Porém, a recarga também pode ser feita através de tomadas domésticas, de 220V, porém, o tempo de recarga será maior.

Veja onde carregar carros elétricos
Carros elétricos também podem ser carregados em casa (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar