Mercedes-Benz aposta em nova tecnologia para baterias de seus carros elétricos

Mercedes-Benz usará no futuro Classe G a bateria de alta densidade de energia desenvolvida para carros elétricos, veja.

Como afirmação em ser a empresa líder em carros elétricos, a Mercedes-Benz usará no futuro Classe G 100% elétrico a bateria de alta densidade de energia, ela irá incorporar pela primeira vez a química do ânodo de silício, veja os detalhes.

Mercedes-Benz usará no futuro Classe G a bateria de alta densidade de energia desenvolvida para carros elétricos

Mercedes-Benz usará no futuro Classe G a bateria de alta densidade de energia desenvolvida para carros elétricos (Foto: Divulgação)

Baterias de carros elétricos: Mercedes-Benz aposta em nova tecnologia que será usada no próximo Classe G

O segmento dos carros elétricos cresce consideravelmente em todo o mundo. Novas pesquisas visam aumentar a autonomia dos modelos, bem como no barateamento do sistema, para que os veículos se tornem mais populares em todo o mundo.

Uma dessas pesquisas resultou em um conjunto de baterias capaz de aumentar a densidade de energia no mesmo espaço de armazenamento que as baterias atuais usam.

A Mercedes-Benz, em conjunto com a Sila, empresa de materiais de bateria de última geração, irá incorporar a química de ânodo de silício em baterias que estarão disponíveis pela primeira vez no futuro modelo Mercedes-Benz Classe G elétrico.

De acordo com informações da empresa, o inovador material aumentará a densidade de energia das baterias sem comprometer a segurança ou outros parâmetros de desempenho.

Segundo os dados, em comparação com as células disponíveis no mercado atualmente, a tecnologia da Sila permite um aumento de até 40% na densidade de energia atingindo mais de 800 Wh/l (watts-hora por litro) em nível de célula.

Este grande desenvolvimento permite que se armazene muito mais energia no mesmo espaço, aumentando significativamente a autonomia de futuros veículos.

Os materiais avançados de ânodo de silício serão fabricados usando 100% de energia renovável nas novas instalações da Sila no estado de Washingtonm nos Estados Unidos, tornando a Mercedes-Benz o primeiro cliente automotivo anunciado publicamente da fábrica.

Ambas as empresas estão mirando em meados dessa década para uma versão elétrica de alcance estendido do Classe G a ser equipada com essa nova tecnologia de bateria.

Mercedes-Benz usará no futuro Classe G a bateria de alta densidade de energia desenvolvida para carros elétricos

Mercedes-Benz Classe G 100% elétrico será o primeiro modelo a usar a nova bateria (Foto: Divulgação)

Montadora investe em pesquisas da marca desde 2019

A Mercedes-Benz investiu na Sila em 2019 como parte da filosofia de pesquisa e desenvolvimento da empresa na busca de baterias cada vez mais avançadas. Esse acordo de fornecimento representa outro marco importante na ambição da Mercedes-Benz de se tornar o principal fabricante de veículos elétricos do mundo.

A Sila trabalha para aprimorar todos os aspectos do desempenho da bateria, produzir materiais de ânodo de silício com controle de qualidade em escala e apoiar a implementação para garantir que os clientes atinjam suas metas e requisitos de segurança para o envio de produtos.

Após dez anos de pesquisa e desenvolvimento, a equipe Sila foi a primeira a industrializar e disponibilizar comercialmente uma química de íons de lítio de próxima geração com densidade de energia dramaticamente maior e essa experiência resulta em uma tecnologia que será capaz de alimentar os futuros veículos elétricos da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz usará no futuro Classe G a bateria de alta densidade de energia desenvolvida para carros elétricos

A MErcedes-Benz investiu na tecnologia desde 2019 (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA