Uma boa notícia para os condutores e proprietários de veículos do Tocantins. O Detran do estado agora está integrado ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que oferece uma série de vantagens, incluindo o descontos em multas.
40% de descontos em multas
O SNE é uma tecnologia desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O intuito é facilitar a notificação e pagamento de multas com descontos de até 40%. Entre as facilidades oferecidas pelo aplicativo estão:
- recebimento de notificações de multas de todos os órgãos fiscalizadores de trânsito;
- detalhamento da multa;
- indicação do condutor responsável pela infração;
- reconhecimento de ter cometido a infração;
- pagamento com desconto diretamente no app;
- reconhecer o cometimento da infração;
- copiar o código de pagamento;
- retirada da necessidade de comparecer a um posto de atendimento.
De acordo com o Serpro, a plataforma foi estruturada para garantir não só a celeridade no envio das notificações, mas também para estar integrada diretamente com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), permitindo acesso imediato às infrações cometidas em unidades federadas diversas daquela onde o veículo estiver licenciado.
VEJA TAMBÉM
Além do Renainf, o Serpro integrou o SNE às outras bases nacionais, como ao Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Para o usuário final, o SNE também faz integração com o aplicativo da CDT e com o Portal da Secretaria Nacional de Trânsito, já conhecidos do grande público.
Como conseguir o desconto
Para ter direito ao desconto, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no Gov.br e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, habilitar o veículo no aplicativo da CDT, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran.
Também é necessário o reconhecimento de que cometeu a infração de trânsito para garantir o desconto. Vale ressaltar, que após reconhecer a infração, o condutor não pode recorrer da multa na justiça.
SNE
O Serpro ressalta que desde que entrou em atividade, em 2016, o SNE já gerou uma economia superior a R$ R$ 480 milhões no pagamento de infrações de trânsito dos motoristas brasileiros.
Cada órgão autuador de cada estado é quem define se opta ou não por integrar ao sistema, sem perder qualquer autoridade em sua jurisdição. Atualmente cerca de 900 órgãos já aderiram ao SNE, entre eles Detran (órgãos autuadores estaduais), prefeituras (órgãos autuadores municipais) e, Polícia Rodoviária Federal (PRF) DNIT e ANTT.
Com a entrada do Tocantins, apenas os Detrans dos Estados do Piauí e Amapá ainda não aderiram.