Motoristas de SP agora devem transferir multa dessa forma
Saiba como transferir multa em SP pela internet
A transferência de multas, a partir de 2024, poderá ser feita somente por meio do formato digital no estado de São Paulo, segundo o Detran-SP. Isso significa que, caso pretenda passar uma multa para outra pessoa, será preciso acessar o aplicativo da CNH digital ou a página da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Transferência de multas em São Paulo: o que eu preciso saber?
Para quem vale a nova regra?
-
Pessoas físicas que foram multadas por agentes do Detran do estado ou por policiais militares
O que é necessário para fazer a transferência da multa?
-
Tanto o proprietário do carro quanto o real condutor infrator devem ter acesso a Carteira Digital de Trânsito (CDT). Outra possibilidade é acessar o portal da Senatran
Leia também em:
Como faço para transferir multa para outro condutor em SP?
Primeiro, o proprietário do carro deve ter a sua carteira digital de trânsito. Logo em seguida, inclua o nome e o CPF do motorista infrator.
O motorista infrator, por sua vez, deve fazer o mesmo procedimento na carteira digital ou pelo portal de serviços da Senatran.
Assim, ele pode confirmar a indicação que corresponde a infração que foi encaminhada para o seu nome.
Quanto tempo para transferir multa em SP?
30 dias. Esse período é calculado desde a data de notificação da infração, isto é, o primeiro aviso sobre a penalidade cometida.
Qual deve ser o papel do condutor indicado?
Aceitar a responsabilidade pela infração apenas por meio do sistema autorizado. Também é importante, conforme explica o Detran-SP, assumir somente os pontos da multa determinada.
E as pessoas jurídicas?
A indicação deve ser realizada apenas pela página do Detran-SP. A propósito, o Garagem360 destaca que ela é obrigatória. E, caso não seja realizada, fica sujeito a pena da imposição de mais uma atuação relacionada à ausência da identificação do penalizado.
Além de tudo que falamos até aqui, é importante destacar que mensagens em aplicativos de mensagens ou por meio de SMS não são enviadas para os infratores. Caso receba esse tipo de conteúdo, redobre a atenção, pois as chances de ser um golpe são grandes.
Confira também: Estacionar em área proibida no litoral rende multa de R$ 300 mil a 60 motoristas e valor assusta: “não sabia”