Carteira Digital de Trânsito: saiba como obter

Carteira Digital de Trânsito
Foto: Setcesp.org

A Carteira Digital de Trânsito foi implantada no mês de dezembro de 2020. Até tal data, o aplicativo do novo documento já tinha sido baixado por mais de 18 milhões de pessoas, de acordo com dados do Governo Federal. E ao que tudo indica, até o final de 2021, mais de 40 milhões de condutores já devem estar de pose do documento digital.

A seguir, conheça as facilidades deste novo documento e como obter a sua CNH digital (Carteira Nacional de Habilitação).

Carteira Digital de Trânsito

O novo documento fica disponível por meio de um aplicativo gratuito para celulares com sistema operacional Android e iOS. Dessa forma, substitui a carteira de habilitação tradicional de papel – o que já representa uma facilidade e tanto para os motoristas.

E, ao contrário do que anda circulando pela internet, a Carteira Digital de Trânsito tem a mesma confiabilidade e autenticidade da tradicional. Além disso, as autoridades de trânsito já estão preparadas para conferir a veracidade deste novo documento digital, caso, por exemplo, um condutor seja parado na via e disponha apenas da Carteira Digital de Trânsito.

Também, não há como um condutor passar ileso ao dirigir com uma Carteira Digital de Trânsito vencida ou, até mesmo, falsificada. Confirmando, assim, a segurança do novo documento.

Portanto, se você quer substituir a sua carteira de habilitação em papel pela digital, não se preocupe. Ao fazer todos os procedimentos corretamente, é possível circular com o veículo tranquilamente por todo o país.

Foto: FDR

Facilidades da nova CNH digital

Além de dispensar que você circule com a sua permissão para guiar sempre guardada em algum lugar, o documento digital conta com recursos tecnológicos, que facilitam muito a vida dos condutores. Por exemplo, meses perto de vencer a permissão para guiar, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito emite avisos, evitando que sua habilitação acabe por vencer.

Além disso, com a Carteira Digital de Trânsito você tem acesso a infrações de trânsito cometidas e pontuações. Com isso, não é preciso mais consultar sites da internet, despachantes ou ir diretamente a um posto do DETRAN para obter tais informações.

Mais uma facilidade ao ter a nova carteira digital é visualizar pelo aplicativo o pagamento de multas. Também, ficar com os comprovantes de pagamento guardados no seu aparelho de telefone celular, caso venha a precisar deles.

E mais, pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito o condutor recebe alertas sobre recalls, ou seja, necessidade da troca de veículos ou peças por algum problema na hora da fabricação. Tem acesso também a campanhas educativas de trânsito, notícias, eventuais alterações relacionadas às leis de trânsito.

Toda a documentação do seu veículo também fica disponível de forma digital, no mesmo aplicativo. Você se livra daquele problema de perder ou se esquecer do local onde deixou a documentação do carro, moto ou outros veículos.

carteira digital de trânsito
Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Quem pode ter a nova carteira digital?

Para obter a versão digital da sua habilitação para dirigir é necessário que já tenha a carteira de transito impressa. Além disso, com o QR code na parte de trás. Caso você ainda não tenha esta versão da carteira impressa, pode solicitar ao DETRAN do seu município.

Como fazer para ter a Carteira Digital de Trânsito? Passo a Passo

Primeiramente, você precisa de um aparelho de telefone celular com sistema operacional Android ou iOS. Então, na loja de aplicativos, basta buscar pelo nome do app, por exemplo: “Carteira Digital de Trânsito”.

Atenção: o aplicativo é gratuito. Caso aparece um app que cobre taxas, não instale ou pague e denuncie.

Depois, com o aplicativo já instalado no celular, faça o seu primeiro acesso se cadastrando no site do governo federal (gov.br).

Após fazer o login, você ira mirar a camera do aparelho de telefone celular para o QR Code, que se localiza na parte de trás de sua carteira tradicional de habilitação.

O próprio aplicativo dispõe de um sistema que faz a conferencia dos dados que foram cadastrados com os que estão no banco de dados oficial do DETRAN. No caso, para evitar fraudes.

Por fim, você irá confirmar o CEP que você tem cadastrado no DETRAN. Assim, o sistema irá fazer todas as confirmações novamente e sua Carteira Digital de Trânsito será emitida.

Foto: Detran (RS)

Podem acontecer erros na hora de pedir a nova carteira digital?

Sim. O mais comum é que seus dados estejam desatualizados no DETRAN. Em especial, o CEP. Neste caso, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito irá alertar sobre o erro. Então, procure o atendimento do DETRAN.

Em alguns municípios o DETRAN pode atender via internet, mas em outros não. É preciso se informar e se necessário, comparecer pessoalmente a um posto do DETRAN e regularizar a situação, a fim de obter a Carteira Digital de Trânsito.

Documento do Veículo

Também é simples ter o documento do seu veículo digitalizado. Para isso, tenha em mãos o do número do RENAVAM do seu veículo. Este código dica na parte superior do documento.

Além disso, será preciso o código de segurança do CRV (extinto). Informe os dados nos campos correspondentes do aplicativo e o documento digital do seu veiculo será gerado.

 

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
Veja mais ›
Fechar