Quem nunca foi atrás de macetes que ajudam a economizar combustível? Sejamos sinceros, poupar combustível significa poupar dinheiro, então…
Acontece que muitos desses “macetes”, na verdade, podem comprometer tanto a segurança do automóvel quanto a funcionalidade do veículo. Ou seja: é preciso tomar cuidado!
Pensando nisso, o Garagem360 reúne algumas dicas que realmente funcionam, e claro, te diz quais são elas. Acompanhe!
Cuidado com os falsos macetes que ajudam a economizar combustível!
Economizar é um desejo de muita gente, mas sabe o que ninguém quer? Ter ainda mais prejuízos por seguir dicas que podem não ser tão úteis assim, além de comprometer a segurança.
Quer um exemplo claro? A ideia que muita gente tem em desligar o carro em descidas para poupar combustível. No entanto, pensa só: e se os freios falham? E se alguma emergência acontece?
Nesse caso, infelizmente, não vai ter muito o que fazer. E aí, além dos riscos pro automóvel, o que entra em jogo é a vida do condutor.
É por isso que é preciso analisar muito bem quais são esses macetes, visto que, existem alguns que realmente funconam, mas outros…furada!
Qual a melhor forma para economizar combustível?
- Dirija olhando mais à frente do capô
- Utilize o recurso de coasting
- Sempre calibre os pneus
- Acione o modo “auto” do ar-condicionado
- Evite muito peso no carro
- Analise os trajetos
- Realize manutenções e revisões antes de todas as viagens
Não entendeu quase nada? Calma, a gente te explica!
Primeiramente, muita gente tem mania de dirigir olhando sob o capô, mas sabe o que pode acontecer? O aumento do risco e acidentes e a falta de atenção para o trajeto, que resulta em gastos desnecessários de combustível para trocar as faixas e afins.
Além disso, deixando a ideia do ponto porto de lado, alguns carros já contam com o recurso chamado de coasting. Ele basicamente através através do câmbio, que é desacoplado do motor para o proveito da energia cinética do carro.
Em relação aos pneus, é simples: pneus murchos e “passados”= mais esforço do carro = mais gasto de combustível. No caso do modo “auto” do ar, ele ajuda o ar refrigerado a circular e resfriar mais rápido, o que também poupa combustível.
Por fim, muito peso no carro também é sinal de mais esforço, e claro, conhecer bem o trajeto é essencial para evitar passar por lugares desnecessários e com muito trânsito.
Aproveite para conferir: Brasil pode ter novo SUV elétrico mais barato do país