Seu carro bebe mais que o tio da pinga? Confira dicas para economizar combustível

Se você encheu o tanque do carro no segundo trimestre do ano passado, provavelmente, sentiu o peso dessa despesa no bolso. Isto porque, apenas o valor do combustível consumiu até 12,1% do orçamento dos brasileiros.

Os dados são da Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe com base em dados da PNAD Contínua (IBGE) e divulgado pelo Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade. 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Tendo isso em mente, o Garagem360 traz algumas dicas para te ajudar a economizar combustível e conseguir uma folguinha em seu planejamento financeiro, mesmo que isso pareça bastante desafiador. 

“Os gastos com combustíveis são difíceis de serem reduzidos, pois  são despesas essenciais. No entanto, algumas práticas podem contribuir para a economia e a otimização do uso do combustível, seja gasolina, álcool ou diesel”, explica o especialista do V1 (aplicativo de mobilidade urbana), Alexsandro Laures.

O que fazer para economizar combustível? 

O primeiro passo é manter a manutenção do seu veículo em dia. Além disso, evite aceleração abrupta e excessiva e encha o tanque somente em postos confiáveis. 

1- Mantenha a manutenção em dia 

Essa é uma das principais dicas quando falamos de consumo de combustível, uma vez que a manutenção preventiva impacta diretamente na redução dos gastos. Neste ponto, redobre a atenção com os seguintes itens:

  • Injeção eletrônica 

  • Bobina

  • Distribuidor 

  • Vela 

  • Cabo de ignição 

  • Nível do óleo

  • Calibragem dos pneus 

  • Freios 

  • Níveis do fluido da transmissão 

Também é indicado fazer a lubrificação do motor e a substituição dos filtros de ar. 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Leia também: Como calibrar o pneu do carro em 8 passos

2- Tenha cuidado com o seu comportamento no trânsito

Se você tem o hábito de fazer uma aceleração abrupta e excessiva no trânsito ou uma frenagem brusca, é melhor mudar esse comportamento. Além de manter a sua segurança e a de outros passageiros, você reduz o consumo de combustível. 

“Sempre oriento os motoristas  a manter uma velocidade constante, especialmente ao sair de um semáforo ou de uma vaga de estacionamento. O ideal é acelerar gradativamente, permitindo que o veículo desenvolva velocidade de maneira suave”, explica o especialista do aplicativo de mobilidade urbana.

Ele completa: 

“A frenagem brusca também é contraindicada, pois, além do risco de colisão traseira, o motorista acaba por frear e acelerar o carro continuamente, exigindo que o veículo saia da inércia mais vezes e consumindo mais gasolina”. 

O segredo é analisar o trânsito de maneira geral, antecipando possíveis frenagens. Ao mesmo tempo, avalie todos os carros a sua volta e mantenha tanto a rotação do motor quanto a velocidade constantes. 

“Essa direção atenta e defensiva, além de economizar combustível, preserva as peças do carro, como pastilhas de freios e lonas.” orienta. 

3- Dirija na faixa de 3.000 a 4.000 RPM

Essa dica vale especialmente para as subidas. O especialista explica que: 

“Um carro mais pesado vai “beber” mais gasolina, é claro. Por isso, sempre indico dirigir  na faixa de 3.000 a 4.000 RPM, mantendo uma aceleração constante, o que auxilia em momentos que demandam mais do veículo”. “. 

4- Desligue o motor do carro

Faça isso somente em paradas acima de um minuto. Em situações rápidas, como em semáforos, mantenha o motor ligado. Segundo Laures, a partida inicial sobrecarrega o sistema de ignição do automóvel. Como resultado, reduz a durabilidade do motor de arranque. 

5- Fique atento aos dispositivos eletrônicos

Você já deve ter ouvido esta dica mas nunca é demais reforçar que o uso de ar-condicionado e dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores do para-brisa contribuem diretamente para o aumento do consumo de combustível

“Quanto mais dispositivos elétricos estiverem sendo utilizados, mais o veículo buscará energia de bateria, consumindo mais combustível”,finaliza o especialista. 

6- Escolha a gasolina adequada para o seu carro 

Existem vários tipos de combustíveis no mercado e, por isso, é normal desconhecer as características de cada um e quais são as exigências para cada veículo. Para te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva, Laures traz alguns exemplos. Veja só: 

“A diferença entre os combustíveis é simples: a gasolina comum não possui aditivos de limpeza, ao passo que a gasolina aditivada contém alguns detergentes adicionados ao combustível. Já as gasolinas premium e a podium trazem componentes de limpeza especiais e são indicados para veículos de alto rendimento, aproveitando assim a potência do motor”, exemplifica Laures. 

Contudo, fique atento: isso não impede que veículos com potência menor rode com gasolinas especiais. Na verdade, a orientação é que você não troque repentinamente o combustível, mas, sim, de forma gradual. Dessa forma, você não prejudica a performance do motor. 

Além disso, lembre-se de abastecer apenas em postos de confiança, uma vez que marcas desconhecidas podem trazer dores de cabeça no trânsito. 

O Garagem360 orienta ainda que você considere a troca do seu veículo. O Kia Sportage, por exemplo, é um dos SUVs com menor consumo de combustível do mercado. Assista ao vídeo e veja mais detalhes:

O que economiza mais combustível? 

Dirigir com o veículo dentro do peso recomendado pelo fabricante. Permanecer com os vidros do automóvel fechados, especialmente em estradas. Optar pela baixa rotação e velocidade constante. 

Qual a velocidade que mais economiza combustível? 

Especialistas costumam indicar entre 50 km/h e 80 km/h, uma vez que os veículos são fabricados para serem eficazes nessas velocidades.

Contudo, o segredo é conferir as orientações do manual do veículo, visto que essa orientação varia conforme o modelo do automóvel, as condições da vida, peso do carro e as condições climáticas. 

Confira também: Vídeo ensina como economizar combustível em congestionamento com ar ligado

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar