Quem tem um carro a gasolina, com certeza, já passou pela situação de ficar na dúvida sobre optar pelo combustível aditivado ou não. Mas e quanto o assunto é aditivo de combustível, como fica?
Bem, há muitas dúvidas sobre os reais benefícios do aditivo, seja na própria gasolina ou aqueles vendidos separadamente, e o principal questionamento é quanto à melhora no desempenho do automóvel.
É claro que o Garagem360 vai fazer o possível para te ajudar a entender melhor sobre isso e a escolher a opção perfeita para o seu veículo. Acompanhe!
Para que serve o aditivo de combustível?
Basicamente, o aditivo de combustível funciona através de substâncias capazes de evitar o depósito de sujeira e afins que resultam após a queima de gasolina quando o veículo está em movimento.
Para que isso seja possível, os aditivos atuam justamente na adição de propriedades ao combustível, e, assim, tornam-o mais “limpo” para o automóvel, o que traz alguns benefícios interessantes.
Há quem diga que a ausência de aditivos pode resultar em danos mais frequentes e aparentes principalmente para o motor do veículo, mas também há aqueles que preferem apenas seguir o padrão e abastecer com a boa e velha gasolina comum.
No caso do etanol, o teor de carbono é mais reduzido, o que significa que a queima de combustível acontece de forma mais “limpa”, e, por isso quase não se houve falar em aditivos para esse combustível.
Colocar aditivos no combustível melhora o desempenho do veículo?
Os aditivos podem sim melhorar o desempenho do motor dos veículos, e isso acontece justamente pelo efeito de “limpeza” que eles proporcionam, como “detergentes”.
Para melhor entender, é possível observar uma melhora no desempenho pelo fato dos aditivos removerem depósitos de carbono, assim como os outros resíduos, que se acumulam ali ao longo do tempo.
Ah, e além da possibilidade de melhora do desempenho, os aditivos também podem manter o funcionamento do sistema de combustão mais suave, o que resulta em mais eficiência!
Não é milagre
Mas não vai pensando que eles fazem milagre. O que acontece é que os resíduos que ficam após a queima de combustível podem dafinificar o motor, e o papel dos aditivos é justamente trazê-lo de volta para o seu desempenho máximo, mas não “aumentar” mais do que isso.
A gasolina aditivada é melhor que os aditivos separados?
Depende! Ambos contam com prós e contras, e é preciso avaliar cada um deles para definir qual a melhor opção para o seu carro, e claro, confiar no posto de gasolina caso a escolha seja o combustível já aditivado.
Em relação aos benefícios da gasolina aditivada, é possível pontuar:
- O combustível já vem com proporções ideais de aditivos;
- Não há nenhum trabalho para abastecer o carro.
Mas é preciso tomar cuidado, porque alguns postos de abastecimento podem vender combustíveis adulterados.
Agora, em relação aos aditivos separados, a maior vantagem é poder comprá-los na qualidade que preferir, mas a ausência do controle de proporções e o trabalho para utilizá-los pode não ser tão interessante.
Aproveite para conferir: Conduzir o carro de olhos vendados: as consequências de usar o celular no trânsito