Idade mínima para dirigir pode ser reduzida no Brasil, entenda

Projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe que a idade mínima para obtenção da Permissão para Dirigir seja reduzida.

Projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe uma importante mudança nas regras para a obtenção da Permissão para Dirigir (PPD) – que nada mais é do que uma espécie de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória. Caso a proposta seja aprovada e vire lei, a idade mínima para dirigir no Brasil será reduzida de 18 para 16 anos.

Entenda a proposta de redução da idade mínima para dirigir no Brasil

Apresentado à Câmara em fevereiro pelo deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC) o PL nº 314/2023 altera a Lei nº 9.503/1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para permitir a emissão de PPD a maiores de dezesseis anos de idade.

Atualmente, esse documento tem validade de um ano e funciona como um período probatório. Se o motorista não cometer infrações de natureza grave, gravíssima ou não for reincidente em infrações médias, terá direito à CNH definitiva após decorridos os 12 meses. O projeto de lei propõe estender esse prazo para 24 meses, de forma que a CNH seja concedida apenas após os 18 anos de idade.

A PDD comprova que o candidato a motorista está apto a dirigir. Para recebê-la, é preciso passar por algumas etapas: exame médico e psicológico, curso teórico, aprovação na prova teórica, aulas práticas de direção e avaliação prática de direção. Ou seja, na prática, a PPD nada mais é do que a 1ª CNH, em caráter provisório.

Caso uma infração grave, gravíssima ou duas ou mais médias sejam cometidas pelo recém-habilitado dentro do período de um ano, será preciso cumprir todo o processo de obtenção de CNH novamente. Se não houver infrações, o condutor deve providenciar, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a substituição da PPD pela CNH definitiva no prazo máximo de 30 dias.

“Os jovens brasileiros vivem um constante processo de amadurecimento que não é visto em outros países. O Brasil admite que jovens maiores de dezesseis anos votem e participem ativamente da vida política nacional. Diante de tal constatação, em que se admite a participação ativa dos jovens na vida política, soa incongruente que ainda perdure a proibição de que jovens de dezesseis anos venham a conduzir carros ou motocicletas”, justifica o deputado Duarte.

Idade mínima para dirigir pode ser reduzida no Brasil

Após dois anos sem infrações, jovem terá direito à CNH definitiva (Foto: Renato Beiruth/Detran-AC)

Em países como os Estados Unidos, os adolescentes a partir dos 16 anos já têm direito a obetr a habilitação. A diferença é que lá os menores de idade são legalmente imputáveis, ao contrário do que ocorre no Brasil.

O projeto ainda tramita na Câmara em estágio inicial, passando primeiramente pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, que irá verificar a compatibilidade da proposta com o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA