Hackers conseguem assumir o controle de carros autônomos? Descubra!
A tecnologia nos carros tem trazido grandes inovações, porém, tudo tem seu ônus. São os carros autônomos passíveis de invasão? Veja!
A tecnologia no setor automotivo tem trazido inovações antes inimagináveis, porém, tudo tem seu lado bom e ruim. Seriam os carros autônomos passíveis de invasão por hackers? Veja!
Atuação de hacker em carros autônomos
A resposta para a pergunta de introdução infelizmente é sim. Pelo menos esse é o alerta de um especialista em cibersegurança quando o tema é a invasão de hackers em carros autônomos.
Segundo Leonardo Baiard, especialista da dataRain, empresa referência em Cibersegurança, é preciso tomar cuidado e adotar práticas de prevenção contra ataques.
‘’É preciso garantir que não haja interferências externas, causando efeito inverso numa tecnologia voltada justamente para proteger vidas”, afirma Baiard.
Nesse sentido, cresce a necessidade de soluções personalizadas para cibersegurança para veículos conduzidos por Inteligência Artificial (IA), como forma principalmente de garantir a integridade dos usuários.
Cuidados com IA
Responsável pela otimização de milhões de veículos ao redor do mundo, a Inteligência Artificial tem como uma de suas finalidades, reduzir drasticamente os erros humanos, que são apontados como causa de 90% dos acidentes.
No entanto, a tecnologia exige cuidados especiais e alto investimento em cibersegurança, para que os veículos não recebam ataques de hackers que podem ser fatais, ao tomar o comando das ações em um carro.
“Os carros autônomos representam o futuro da mobilidade, e é imperativo que avancemos com cautela e responsabilidade, garantindo a segurança não apenas dos veículos, mas também dos ocupantes e pedestres ao nosso redor, complementa Leonardo Baiard.
Cibersegurança no centro das atenções
Segundo especialistas, a cibersegurança emerge como um pilar fundamental na jornada em direção à automação completa.
Entre os principais riscos de um ataque por hackers está a subversão da tecnologia gerando consequências graves em todos os ocupantes de uma via, seja ela onde for.
“Os riscos de ataques hackers direcionados a esses carros e seus sistemas de IA são variados e potencialmente catastróficos. Desde a perda de controle do veículo até a extração de dados pessoais, as ameaças são diversas e requerem medidas proativas e robustas para mitigá-las”, alerta Leonardo Baiard.
Para garantir a segurança dos sistemas de IA em carros autônomos é preciso adotar a análise de risco desde as primeiras fases de implementação, assim como gerenciamento de atualizações de software, boas práticas de codificação e testes de intrusão em todas as vias de comunicação.
Confira também: Especialista fala sobre ataques cibernéticos e roubo de dados na indústria de carros
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.