Governo anuncia nova redução de IPI para carros; saiba o que muda com medida

De acordo com o Decreto nº 11.158, ficou estabelecido redução de IPI para carros que era de 18% será de 24,75% a partir de agora. Saiba mais!

Uma notícia animadora para aquelas pessoas que estão pensando em comprar um veículo 0km. O governo federal anunciou mais uma redução de IPI para carros novos. De acordo com o Decreto nº 11.158, ficou estabelecido que o bônus na alíquota para automóveis 0km passe de 18,5% para 24,75%. Mas o que será alterado com a medida?

redução de IPI para carros

Será que os valores dos carros novos cairão com esta redução do IPI? Veja! (Foto: Pixabay.com

Veja o que muda com a nova redução de IPI para carros novos

Este decreto foi publicado na última sexta-feira (29/07). De acordo com ele, uma boa parte dos produtos feitos no Brasil terão uma redução de até 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A publicação ainda diz que os itens produzidos (considerados importantes) na Zona Franca de Manaus não estão incluídos nesta redução.

redução de IPI para carros

Foto: Divulgação/Renault

Dentre os produtos afetados, estão os equipamentos eletrônicos e os smartphones. Os automóveis também estão na lista. Neste caso, a redução do imposto que era de 18,5% será de 24,75%.

O Ministério da Economia explica: “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”. Lembrando que neste ano, mais precisamente no mês de março, o governo já tinha realizado uma outra redução de IPI de carros novos.

Na ocasião, a alíquota do IPI tinha sido reduzido em 18,5%. Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, diversas marcas alteraram os preços de seus modelos, como a Kia e a Ford.

Foto: Divulgação/VW

No mês seguinte, no final de abril, foi a vez do IPI de picapes e outros comerciais leves diminuir em 35%. A Anfavea já se manifestou sobre a mais recente diminuição. De acordo com a entidade, os carros que estão nos estoques das concessionárias e que ainda estão à venda já poderão ser adquiridos com o novo valor da alíquota do IPI.

“Foi uma decisão sensata do governo federal, em especial do Ministério da Economia, no sentido de ataque ao Custo Brasil e da busca de uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos”, comemorou Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea.

Mas como esta redução funcionará na prática?

redução de IPI para carros

Foto: Pixabay.com

A redução de IPI de carros novos pode ser uma boa notícia para quem busca realizar o sonho de comprar um veículo. Nos últimos meses, os preços dos modelos 0km cresceram consideravelmente. Com estas mudanças, existe a possibilidade de existir uma nova redução nos preços cobrados por carros 0km, como aconteceu em março.

Na ocasião, os preço de uma Kia Carnival caiu em R$ 20 mil, por exemplo. Os veículos da Jeep também sofreram diminuições em seus preços. Mas de quanto será esta nova queda dos preços? No caso atual, a diminuição verdadeira pode ser de 6,75%, ou seja, uma queda não tão grande assim.

redução de IPI para carros

Foto: Divulgação/Fiat

Além disso, importante lembrar que esta redução será sobre as alíquotas do IPI, que podem variar de acordo com o veículo. Veículos que possuem um motor 1.0 Flex, por exemplo, possuem uma alíquota de 7%. Nenhuma marca anunciou mudanças nos preços dos veículos ainda. O que resta é esperar pelos próximos capítulos.

Vale ressaltar que o mercado de veículos novos fechou o primeiro semestre em baixa. Foram vendidos 851.444 veículos novos entre janeiro e junho. Isso representou uma queda de 15,41% com relação ao mesmo período do ano passado. Na ocasião, 1.006.610 veículos foram emplacados.

Com informações de Agência Brasil/Motor 1 Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA