Ford vai precisar pagar multa milionária para o Procon-SP

O câmbio Powershift segue sendo uma fonte de problemas para a Ford. A empresa acabou sendo multada pelo Procon-SP por conta dos defeitos

O câmbio Powershift segue sendo uma fonte de problemas para a Ford. A empresa acabou sendo multada pelo Procon-SP por conta dos defeitos apresentados pela transmissão que equipou os modelos da marca por alguns anos no Brasil.

Ford é multada pelo Procon-SP

De acordo com a decisão, a Ford vai precisar desembolsar R$ 10.546.442,48 por conta desses problemas. Segundo o Procon-SP, a empresa colocou um produto no mercado com vício oculto, que é um defeito de fabricação que se manifesta após um determinado tempo de uso. Como o problema não foi resolvido pela fabricante, na visão do Procon, isso acabou ferindo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o que gerou a multa.

O órgão de defesa do consumidor também encontrou outro problema. Além das diversas reclamações feitas por proprietários dos veículos Ford Focus, Ford Fiesta e Ford EcoSport, todos de 2013 a 2016, houve um suposto tratamento diferenciado da fabricante com os clientes brasileiros. O Procon afirma que soube de um acordo que a Ford propôs ao clientes americanos para encerrar um processo que havia sido aberto pelos proprietários dos veículos vendidos com o Powershift nos EUA.

LEIA MAIS: Volkswagen Nivus europeu tem as primeiras imagens reveladas; confira o visual do SUV

Stellantis anuncia novo recall de airbags; saiba quais são os modelos convocados

No entanto, ao questionar a fabricante se a mesma atitude seria realizada no Brasil, a empresa comentou que o acordo era válido para o país norte-americano, excluindo os clientes brasileiros. “O Brasil tem instituições fortes e uma legislação muito bem construída na defesa e proteção do consumidor, então não adianta querer dar um tratamento aqui no Brasil diferenciado para pior em relação ao que dá em outros países do mundo”, afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Esse tratamento diferenciado para o Brasil e as reclamações não atendidas sobre o problema na transmissão foram cruciais para que o órgão de defesa do consumidor optasse pela aplicação da multa, pois entende que houve uma infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA