Dicas de manutenção: como aumentar a vida útil da bateria do carro

Todos os componentes do carro possuem uma função importante. No entanto, a bateria se torna um dos principais. Isso porque ela é responsável pelo funcionamento de diversos componentes. Além de ser vital para o carro dar a partida. Para ela durar mais, você precisa tomar alguns cuidados. Pensando nisso, selecionamos para você algumas dicas de como aumentar a vida útil da bateria do carro.

bateria do carro
Foto: Pixabay.com

Veja algumas dicas de como aumentar a vida útil da bateria do carro

Primeiramente, você sabe como é formada uma bateria automotiva? Ela nada mais é que uma caixa de ácido sulfúrico. Ela traz um conjunto de placas de chumbo, que possui um pólo positivo e um pólo negativo. Para a produção da energia elétrica, é necessária que se faça o uso de energia química. E esta energia química está armazenada aqui. A bateria está instalada perto do motor.

Não podemos nos esquecer que ela também é formada por eletrodos, grades, eletrólito, separador, grades, tampa e recipiente.

Normalmente, a vida útil de uma bateria pode ser de entre 2 e 4 anos. E muitas pessoas só percebem sua existência quando os problemas começam a aparecer. Dito isso, existem alguns truques para você evitar maiores dores de cabeça com este componente.

Não ligar o carro com os acessórios ligados

Não ligar o carro com os acessórios ligados (Foto: Cottonbro/Pexels.com)

Começamos nosso pequeno guia com uma dica bastante simples. Para que a bateria tenha uma vida útil maior, você deve dar a partida primeiro antes de ligar qualquer acessório. Como foi dito acima, a bateria é responsável pelo funcionamento de vários destes itens (rádio, ar-condicionado, faróis e etc). Ao mesmo tempo, ela é vital para que o carro dê a partida.

Ou seja, quando você liga o carro com algum destes acessórios ligados, a bateria trabalha mais. Isso significa que ela se desgasta mais e a vida útil diminui. Por isso, ligue o carro antes de ligar qualquer acessório.

Ligar o carro de tempos e tempos

bateria do carro
Ligar o carro de tempos e tempos (Foto: Maria Orlova/Pexels.com)

Deixar o carro sem uso por um tempo economiza bateria? Não! Uma outra dica importante para aumentar a vida útil da bateria é fazer o uso do carro de tempos em tempos. Às vezes, o carro demora bastante para pegar. E isso pode acontecer após o carro ficar desligado após um longo período.

No caso, a bateria continuou funcionando enquanto o veículo estava parado. Por isso é recomendado que o motorista faça o motor do carro funcionar por pelo menos cinco minutos. Dê uma volta de carro pelo bairro. Isso faz bem para você e para o seu veículo.

Desconectar a bateria do carro

Agora, em algumas situações, o motorista realmente precisa deixar o carro parado por um tempo maior. A recomendação nestes casos é deixar a bateria com os cabos desconectado. Nem que seja apenas desconectar o pólo positivo. Isso pode aumentar a durabilidade da bateria do veículo. Além de evitar curtos-circuitos no sistema.

Não usar acessórios com o carro desligado

como aumentar a vida útil da bateria do carro
Não usar acessórios com o carro desligado (Foto: Pixabay.com)

Ouvir o rádio com o carro desligado é uma ação bastante comum. Assim como deixar outros acessórios ligados após desligar o motor. Porém, todas estas ações podem ser prejudiciais para a bateria do carro. Isso porque todos eles estarão gastando bastante bateria. Uma verificação rápida antes de sair do veículo pode ser uma boa ideia.

Ainda falando de acessórios, o uso de equipamentos não originais e que gastam mais energia que a capacidade máxima da bateria também pode comprometer o uso do bateria. Recomenda-se a troca da bateria antes de usar apetrechos assim.

Alternador

Por fim, você sabe o que é o alternador? Esta peça produz a corrente elétrica que faz todos os equipamentos elétricos e acessórios funcionarem. Ela também pode serve para ajudar a manter a carga da bateria automotiva mais constante e transformar energia mecânica em elétrica. Por isso ele se torna bastante importante também. E você deve tomar cuidado com este item também.

Faça revisões periódicas e não ultrapasse a capacidade máxima permitida. Além disso, é ideal que o alternador tenha o mesmo número de amperagem da bateria.

Com informações da Karvi

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar