Ford Bronco elétrico não será vendido nos EUA, mas talvez chega ao Brasil
O Ford Bronco elétrico é real, mas só na China! Descubra por que os EUA não terão e como a similaridade com o Territory chinês pode abrir caminho para o Brasil.
Enquanto os entusiastas do Ford Bronco nos Estados Unidos se contentam com as versões a gasolina, uma novidade eletrificada está surgindo no horizonte automotivo. A Ford está expandindo a família Bronco com um modelo totalmente elétrico e híbrido plug-in, o Ford Bronco New Energy, mas com uma particularidade: ele será vendido exclusivamente na China.
No entanto, essa exclusividade chinesa pode abrir portas para o mercado brasileiro, uma vez que o Brasil já tem experiência em receber veículos Ford fabricados na China, como o Ford Territory.
Ford Bronco elétrico não será vendido nos EUA
O Bronco New Energy é fruto de um projeto de parceria entre a Ford e a Jiangling Motors na China, com baterias fornecidas pela BYD, gigante global em tecnologia de veículos elétricos. O termo “New Energy Vehicle” (veículo de nova energia) é a forma como a China classifica veículos elétricos, híbridos plug-in de longo alcance e outras tecnologias de baixa emissão.
É importante notar que o Bronco New Energy não compartilha muitas semelhanças com os robustos Broncos de especificação americana. Ao contrário dos modelos tradicionalmente mais off-road, esta nova versão é um veículo monobloco, uma construção mais comum em carros de passeio e SUVs urbanos, similar ao Bronco Sport.
Em termos de dimensões, o Bronco New Energy mede 1,99 m de largura e 4,93 m de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,99 m. Isso o torna ligeiramente mais largo que o Bronco básico do mercado americano e 19 cm mais longo, embora a distância entre eixos seja a mesma.
Desempenho e Autonomia do Bronco elétrico Chinês
O Bronco New Energy virá em duas configurações:
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Totalmente Elétrica: Com uma potência nominal de 271 cavalos e uma robusta bateria de 105,4 quilowatts-hora, esta versão promete uma autonomia de 640 quilômetros no ciclo de testes CLTC da China.
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Híbrida Plug-in: Equipada com um motor a gasolina de 1,5 litro e um conjunto de baterias de 43,7 kWh, esta variante entrega 241 cavalos e uma autonomia elétrica estimada de 220 quilômetros.
Devido à presença das baterias, o Bronco New Energy é consideravelmente mais pesado que seus equivalentes a combustão. A versão híbrida plug-in pesa 2.595 kg, enquanto a totalmente elétrica alcança 2.635 kg. Para efeito de comparação, até mesmo o Bronco Raptor, o mais pesado da família nos EUA, pesa 2.265 kg.
Por que o Brasil pode receber o Bronco New Energy?
Apesar da exclusividade chinesa, o mercado brasileiro tem um histórico favorável para receber veículos Ford produzidos na China. O Ford Territory, por exemplo, já é um SUV que chega ao Brasil vindo diretamente das fábricas chinesas da Ford. Essa logística e a infraestrutura de importação já estabelecidas podem facilitar a chegada do Bronco New Energy ao nosso país, caso a Ford decida expandir sua oferta de veículos eletrificados por aqui.
Considerando a crescente demanda por veículos elétricos e híbridos no Brasil, e a lacuna deixada pela saída da Ford da produção local de carros de passeio, trazer o Bronco New Energy pode ser uma estratégia interessante para a marca reforçar sua presença no segmento de SUVs e eletrificados, oferecendo uma opção robusta e com apelo do nome Bronco. Resta aguardar para ver se a Ford apostará nessa estratégia para o mercado brasileiro.
Você acha que o Ford Bronco New Energy eletrificado, atualmente exclusivo da China, deveria vir para o Brasil?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.