Fim da espera: bateria britânica carrega 80% em menos de 5 minutos e promete vida útil de 1 milhão de km

A startup Nyobolt revela bateria que carrega 80% em menos de 5 minutos e dura 1 milhão de km. Conheça a tecnologia "10C" que promete revolucionar os carros elétricos até 2028.

Imagine encostar seu carro elétrico em um carregador e, no tempo de tomar um café rápido, a bateria saltar de 10% para 80%. Não é ficção científica: a startup britânica Nyobolt acaba de provar que isso é possível com seu protótipo baseado no icônico Lotus Elise. Em testes reais realizados em 2024 e consolidados agora em 2026, o esportivo completou a recarga em incríveis 4 minutos e 37 segundos.

Bateria britânica carrega 80% em menos de 5 minutos e promete vida útil de 1 milhão de km

Para entender a magnitude do feito, precisamos falar de física. Enquanto carros modernos como o Hyundai Ioniq 5 operam em uma taxa de carregamento de cerca de 3C, a bateria de 35 kWh da Nyobolt atinge a marca de 10C.

Na prática, isso significa que ela consegue absorver energia 10 vezes mais rápido do que sua capacidade nominal permite em condições padrão. O segredo? Um ânodo feito de materiais patenteados de carbono e óxido metálico, que reduz a resistência interna e, consequentemente, gera quase nenhum calor durante o processo.

Foto:  Nyobolt
Foto:  Nyobolt 

Um dos maiores medos de quem possui um elétrico é o desgaste da bateria causado por cargas ultra-rápidas. A Nyobolt parece ter resolvido o dilema:

  • Ciclos de vida: O protótipo suportou mais de 4.000 ciclos de carga rápida.

  • Durabilidade: Isso equivale a percorrer 965.000 quilômetros mantendo 80% da saúde da bateria.

  • Eficiência Térmica: Graças à baixa impedância, o sistema não exige mecanismos de resfriamento complexos e pesados, permitindo que o carro pese apenas 1.250 kg — um peso “pena” para o padrão dos elétricos atuais.

Foto: Reprodução

 

Além das ruas: mineração e robótica

Embora o roadster preto fosco seja o rosto da empresa, a tecnologia já está ganhando o mundo industrial. A Nyobolt fechou contratos com a Symbotic para alimentar robôs de armazém (que agora operam 24/7 com recargas instantâneas) e mira setores pesados como a mineração, onde caminhões gigantes precisam de ciclos constantes de carga e descarga sem tempo para pausas longas.

Quando chega aos carros de passeio?

Se você está esperando essa tecnologia no seu próximo SUV, a previsão é de cautela. Executivos da Nyobolt estimam que a produção em larga escala para montadoras de automóveis deve ocorrer entre 2028 e 2029. Atualmente, a empresa está em negociações com oito fabricantes globais para adaptar suas células a veículos já existentes.

Leia aqui: Tudo que você precisa saber sobre o Kia EV3: carro elétrico que promete preço “camarada”

Você estaria disposto a abrir mão de uma bateria gigante (e pesada) por uma menor que carrega em apenas 5 minutos? O que mais te impede de ter um elétrico hoje? 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.