Entenda como usar o farol na estrada de maneira correta e evite multa

Lei do farol: onde é dispensado, onde é proibido, multa e mais!

A lei do uso do farol foi modificada há cerca de três anos (04/2021). Porém, muitos condutores ainda têm dúvidas sobre a sua obrigatoriedade, multas, entre outras questões. Logo abaixo, o Garagem360 descomplica tudo para você. Acompanhe! 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Como ficou a nova lei do farol?

Os motoristas devem usar farol baixo durante o dia apenas em estradas que não há separação física como canteiro, guard-rail ou muro, entre as pista de sentido distintos. Essa medida, aliás, entrou em vigor em abril de 2021, sendo registrada na Lei 14.071/2020.

Na prática, a nova lei do farol ficou assim: 

  • Dispensado o uso do farol: rodovias como Dutra, Castello Branco, Imigrantes, Ayrton Senna, Bandeirantes e Anhanguera

  • Obrigatóriedade no uso do farol: estradas vicinais, que, em grande parte dos casos, são conhecidas como vias de acesso a fazendas, sítios e chácaras

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Os veículos que contém luz de condução diurna (DRL) também não precisam ligar os faróis durante o dia, inclusive, em estradas de pistas simples. 

Entretanto, a obrigatoriedade continua no período noturno. Logo, caso você esteja dirigindo em qualquer tipo de via, independentemente do veículo, o uso dos faróis baixos é obrigatório. A medida também vale para aqueles com DRL. 

É obrigatório o uso do farol durante o dia?

Não. Porém, o uso deste acessório é sempre bem-vindo, uma vez que ele contribui positivamente para a segurança no trânsito. Contudo, ele precisa estar regulado e não prejudicar a visão do condutor que dirige em sentido contrário. 

Leia também: “É rapidinho”… afinal, qual a multa por parar em fila dupla?

Pode andar com farol alto à noite?

O condutor pode usar luz alta em vias não iluminadas. Porém, essa prática não é permitida quando for cruzar outro carro ou ao segui-lo, segundo o Art. 40, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Além disso, o mesmo artigo orienta sobre a troca de luz baixa e alta na pista de maneira contínua. Confira, a seguir, o que diz a lei na íntegra: 

“a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário”

Pode multar por farol apagado?

Sim. O motorista que mantém o farol apagado em estradas vicinais, que exigem o uso do dispositivo, inclusive, no período diurno, está sujeito a multa de R$ 130,16. Além disso, são descontados 4 pontos na CNH

E, caso você tenha recebido uma multa por farol apagado, veja no vídeo abaixo, produzido pelo Garagem360, algumas dicas para transformá-la em advertência:


Confira também:
3 infrações que quase ninguém conhece e que geram multas ao condutor

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA