Elon Musk brasileiro que perdeu a fábrica da Ford para a BYD não desiste e já tem outro local em vista

Saiba onde o Elon Musk brasileiro pretende instalar a fábrica da Lecar

A Lecar, montadora de carros elétricos nacionais, perdeu, nesta semana, a disputa pela antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA).

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou com a BYD. Mesmo assim, Flávio Figueiredo Assis, que ficou conhecido como Elon Musk brasileiro, não desistiu do Brasil e já tem outro local em vista. Entenda o caso!

Ideia era produzir carro elétrico na Bahia - Foto: divulgação
Ideia era produzir carro elétrico na Bahia – Foto: divulgação

Onde será a fábrica da Lecar no Brasil? 

Até o momento, não há nada decidido. Contudo, a ideia é buscar um local na região de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma vez que se trata de um importante polo do segmento automotivo no país. 

Segundo a Lecar, a empresa não vai desistir do mercado brasileiro. 

“Precisamos de industrias nacionais fortes e estratégicas. Temos uma proposta clara de desenvolvimento de fornecedores locais, geração de empregos e renda para o país. Acreditamos e buscamos o incentivo dos governos estaduais e federal para criarmos uma montadora brasileira que será respeitada em todo o mundo. Queremos ser motivo de orgulho”, destaca em comunicado oficial enviado à imprensa. 

Projeto da Lecar é ir além da produção de carros elétricos 

A montadora está quase concluindo o protótipo do LECAR Model 459. Trata-se de um coupé com 400km de autonomia. Estima-se que ele será avaliado em R$ 279 mil.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Contudo, a ideia da fabricante é incluir em seu portfólio a produção de baterias elétricas no país

“O Brasil possui 93% dos minerais que compõe as células de baterias de lítio. Além de sermos autossuficientes, podemos nos tornar uma grande referência no mercado global de veículos elétricos”, destaca.

Leia também:

4 perguntas e respostas para entender o caso! 

1- Quem era o dono do antigo terreno da Ford? 

Era o governo da Bahia, que comprou o terreno. 

2- Por que o terreno era tão disputado?

O local tem aproximadamente 4,6 milhões de m2 de área total. Isso permite que a BYD comece, logo de cara, com 26 novas instalações, que devem ocupar quase 1 milhão de m2. 

3- Qual foi a proposta vencedora? 

Foi a BYD. A montadora chinesa pagou R$ 287.816.458,00 pelo local. Ela pretende produzir os seguintes carros no Brasil: 

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

4- A Lecar vai recorrer da decisão? 

Não. Segundo fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, os advogados da empresa não aconselharam entrar com esta ação. 

“Nossos advogados alertaram sobre a morosidade desta ação e, como não podemos atrasar nossos planos de entregar carros elétricos feitos por brasileiros para brasileiros, desistimos de Camaçari para não atrasar o Brasil”, explica o fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis. 

Diante de todo esse contexto, o segmento de carros elétricos deve continuar bastante aquecido este ano. Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para não perder nenhum detalhe do setor. 

Confira também: BYD e GWM puxam o bonde dos carros elétricos e deixam Toyota e Volvo para trás

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA