Dicas para dirigir de forma mais econômica! Cada gota de combustível conta
Conheça os principais erros que podem afetar o consumo do seu combustível
Quando o assunto é redução de consumo de combustível, logo vem à mente cuidados como manutenção preventiva e calibragem de pneus.
Porém, não são apenas essas medidas que impactam em nossos gastos. O seu comportamento no trânsito, por exemplo, pode fazer toda a diferença.
Dito isso, o Garagem360 traz diversos erros que os motoristas cometem ao volante e que aumentam os gastos com gasolina. Assim, você terá um comportamento menos agressivo no trânsito e com mais economia. Acompanhe!
O que fazer para reduzir o consumo de combustível?
Redobre a atenção na largada
A preocupação com o consumo de combustível deve acontecer antes mesmo de sair dirigindo o carro. Ou seja, ao acelerar o automóvel, vá com calma para evitar desperdício.
Em outras palavras, quanto mais você pressionar a aceleração, mais combustível será exigido na hora de dar partida no veículo. Portanto, sair de forma descontrolada nunca será a melhor estratégia, ok?
Mantenha a velocidade do veículo
Quando você acelera de forma gradativa e mantém a velocidade constante, naturalmente, o seu carro vai responder aos seus comandos com mais eficácia. E o melhor: sem consumir muito combustível.
🛑 Leia também:
-
Seu frentista vai sentir falta de você: os 10 carros mais econômicos de 2024
-
O carro mais econômico da Renault faz 15,7 km/l, adivinha quem é
Deixe as janelas fechadas na estrada
Ao dirigir com as janelas abertas, sobretudo em altas velocidades, o carro necessitará de mais esforço para se deslocar. Para evitar alto consumo de combustível, o segredo é manter as janelas fechadas em uma velocidade elevada.
Troque as marchas corretamente
Outra dica útil, mas que é bastante ignorada, é a troca correta das marchas. Para não ter dúvidas, é importante redobrar a atenção aos dados do painel ou interpretar os sons que são emitidos pelo automóvel.
Também existem algumas variações que são recomendadas por especialistas da área. De maneira geral, a regra é a seguinte:
-
Primeira marcha: até cerca de 15 km/h;
-
Segunda: até cerca de 25 km/h;
-
Terceira: até no máximo 45 km/h;
-
Quarta: entre 60 km/h e 70 km/h;
-
Quinta: acima de 60 km/h.
Planeje a sua rota
Antes de sair de casa, o Garagem360 recomenda que você faça o planejamento da sua rota. Afinal, quanto mais tempo o seu veículo ficar na rua, maior será o consumo de combustível. Para isso, recorra a aplicativos como Google Maps e Waze.
Confira também: O carro mais econômico da Volkswagen faz até 15 km/l em 2024