Deu ruim: motor mais odiado da Mercedes está prestes a ser aposentado antecipadamente

O CEO da Mercedes-AMG admitiu que o motor híbrido de quatro cilindros do C63 não agradou, e fontes confirmam sua aposentadoria antecipada em favor de motores de seis e oito cilindros.

A Mercedes-AMG está prestes a admitir uma derrota estratégica que pode agradar muitos entusiastas. O controverso motor híbrido plug-in de quatro cilindros, que equipa modelos como o C63 SE Performance, está com os dias contados.

Em uma recente entrevista, Michael Shiebe, CEO da Mercedes-AMG, reconheceu que converter os fãs do clássico V8 para essa nova motorização tem sido um desafio, resultando até na perda de clientes tradicionais da marca.

Mercedes-AMG Admite Derrota e Ouve Seus Clientes

Embora não houvesse uma intenção formal de descontinuar o motor M139 de quatro cilindros, uma fonte sênior da empresa confirmou à Autocar que esse propulsor “pouco amado” será gradualmente substituído por motores maiores: os seis cilindros em linha e os gloriosos V8.

“Tecnicamente, o motor de quatro cilindros é um dos sistemas de transmissão mais avançados disponíveis em um carro de produção”, disse a fonte. “Ele também está no mesmo nível em desempenho. Mas, apesar disso, não conseguiu agradar nossos clientes tradicionais. Reconhecemos isso.”

Motor turbo da Mercedes-AMG - Foto: Divulgação
Motor turbo da Mercedes-AMG – Foto: Divulgação

 

Essa é uma admissão significativa. Apesar de todo o avanço tecnológico e da impressionante potência (o atual C63 SE Performance entrega 671 cv e 102,9 kgfm de torque), o motor de quatro cilindros não conseguiu replicar o caráter emocional e a sonoridade que sempre definiram os modelos AMG com motor V8.

O desempenho brutal não foi suficiente para superar a nostalgia e a paixão dos fãs pelo ronco encorpado dos motores maiores.

O Futuro: Mais Cilindros e Mais Emoção

A boa notícia para os puristas é que a Mercedes não precisaria desenvolver motores completamente novos. No E53 AMG, por exemplo, a empresa já utiliza um motor híbrido turboalimentado de seis cilindros e 3.0 litros que gera 577 cavalos de potência e 700 Nm de torque. Esse propulsor, que já entrega um desempenho robusto, poderia ser adaptado para modelos AMG menores, oferecendo um equilíbrio superior entre performance e “alma”.

Ainda mais empolgante é a possibilidade de um novo motor V8 com virabrequim de plano plano, similar ao encontrado na lendária AMG GT Black Series. Seja qual for o motor que substituir o atual quatro cilindros, a expectativa é um retorno ao carisma e à emoção que tanto cativaram os aficionados por AMG.

Motor turbo da Mercedes-AMG será aposentado- Foto: Divulgação
Motor turbo da Mercedes-AMG será aposentado- Foto: Divulgação

Outros Modelos Serão Beneficiados e o Obstáculo Euro 7

O “sacrifício” do motor M139 não se limitará ao C63. O GLC 63 SE Performance, que compartilha o mesmo conjunto híbrido plug-in de quatro cilindros de 671 cv, também deve receber um motor maior de seis ou oito cilindros nos próximos anos. Modelos como o AMG SL 43 Roadster e o sedã C43, que utilizam uma versão de 416 cv do motor M139, também são candidatos a abandonar o 2.0L em favor de um motor de seis cilindros maior. Em carros do calibre e preço do SL, o uso de um quatro cilindros foi particularmente controverso.

Além da trilha sonora e do caráter, há um motivo técnico e financeiro crucial para essa mudança: a legislação de emissões Euro 7. “Não há dúvidas sobre seu potencial — este é um dos motores mais sofisticados que já construímos — mas o investimento para torná-lo compatível com EU7 é muito alto”, disse a fonte.

Isso significa que, apesar da engenharia avançada, a adaptação do M139 às futuras normas de emissão seria custosa demais, tornando a substituição por motores mais compatíveis uma decisão mais sensata a longo prazo.

 Você concorda com a decisão da Mercedes-AMG de aposentar o motor de quatro cilindros?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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