As 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil

As 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil
Dentre todas as famílias, a do VW Polo é uma das maiores (Foto: Divulgação/Volkswagen

O mundo automotivo é imenso. Existem carros que são globais e aqueles que só são vendidos em algumas regiões do planeta. Outro ponto que mostra que existem milhares de modelos diferentes é o fato das marcas usarem a mesma plataforma e componentes para a construção dos mais diversos modelos. Formando assim grandes famílias de carros. Veja aqui as 4 maiores linhas de carros que são vendidos no Brasil.

Renault Sandero (Foto: Divulgação/Renault)

As 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil

As 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil – 1 – Renault Logan

As 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil
Renault Logan (Foto: Divulgação/Renault)

Quem abre a nossa lista é uma família bastante conhecida. Estamos falando da família do Renault Logan e do Renault Sandero . O modelos, originalmente lançados pela Dacia, foram apresentados aqui no Brasil em 2007 e 2008, respectivamente. Ambas as primeiras gerações eram fabricadas usando a mesma plataforma (a Dacia B0). Em 2010, um terceiro modelo surgiu usando esta plataforma: o Duster.

Sò que tanto o hatch quanto o sedã já mudaram de geração e de plataforma. Os modelos atuais são fabricados sobre a plataforma Dacia M0. Uma evolução da B0. Sem falar que nos últimos anos, tivemos também o lançamento do Captur e da Duster Oroch. Ou seja, temos por aqui atualmente boa parte da família Dacia BO/MO.

Alguns itens que eles já compartilharam foram a transmissão CVT X-TRONIC e motores. Lá fora, modelos como Renault Arkana, Dacia Lodgy e Dacia Dokker também usam/usaram uma destas plataformas.

2 -Toyota Corolla

As 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil
Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Uma das famílias mais famosas é a do Toyota Corolla. Ao longo dos seus mais de 60 anos de história, essa família já teve os mais diversos integrantes. Hoje, é possível encontrar o sedã, a perua e o hatch. Destes, apenas o primeiro está sendo vendido por aqui. No entanto, ele divide plataforma e componentes com o Corolla Cross. Este foi um dos principais lançamentos da marca este ano.

Ambos são baseados na plataforma TNGA-C. Sem falar que ambos usam o mesmo painel e o mesmo sistema híbrido-flex. Vale lembrar que o RAV4 e o Lexus UX também possuem algum tipo de parentesco com o sedã japonês. No caso do segundo, ele também usa a plataforma TNGA-C.

3 – VW MQB-A0

VW T-Cross (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Esta família não poderia faltar em nossa seleção com as 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil. A plataforma MQB-A0 é usada por quase todas as marcas do Grupo Volkswagen para a construção de veículos do segmento B. Na Índia, por exemplo, a Skoda lançou a MQB-A0-IN. Por aqui, o primeiro a chegar foi o VW Polo, em 2017. Depois disso, vieram o Virtus, o T-Cross e o Nivus. Todos usando a mesma plataforma.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

E hoje podemos ver o quanto eles são unidos. Os motores 200 TSI e 250 TSI, por exemplo, são usados por todos – o Nivus não tem uma versão equipada com o motor 250 TSI. Outros componentes também são compartilhados com todos. Em outros países, temos alguns veículos importantes. Por exemplo: SEAT Ibiza, Skoda Fabia e VW Taigun.

4 – MINI Cooper

As 4 maiores linhas de carros que são vendidas no Brasil
MINI Cooper (Foto: Divulgação/MINI)

Por fim, falaremos da família do MINI Cooper. A atual geração do clássico carro britânico usa a plataforma da BMW chamada UKL1. Graças a ela, o hatch ganhou seus irmãos de cinco portas e uma conversível. Todos eles estão sendo vendidos no Brasil atualmente. Um outro veículo bastante interessante da marca que é derivado do MINI é o Clubman. Esta station wagon mede 4.266 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.441 mm de altura. Sem falar que tem um amplo espaço interno (2.670 mm de entre-eixos).

Com informações de Auto +

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar