Mercedes-Benz inicia testes com baterias em estado sólido para carros elétricos da marca
Mercedes-Benz testa nova bateria de estado sólido em seus carros elétricos, prometendo mais autonomia, eficiência e segurança.
A Mercedes-Benz acaba de inciar os testes de rodagem com um novo sistema de bateria de estado sólido para seus carros elétricos, marcando um avanço importante no campo da mobilidade elétrica.
Em detalhes, a tecnologia promete aumentar a eficiência dos veículos e proporcionar maior segurança.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Conheça a nova bateria da Mercedes para seus carros elétricos
Em parceria com a Mercedes AMG High Performance Powertrains (HPP), a Mercedes-Benz acaba de desenvolver um sistema inovador de bateria de estado sólido.
Em detalhes, utilizando células fornecidas pela Factorial Energy, uma líder norte-americana no desenvolvimento dessa tecnologia, o projeto já integrou com sucesso a bateria a um modelo EQS, realizando os primeiros testes de estrada em fevereiro de 2025.
Vale destacar que a bateria de estado sólido da Mercedes-Benz é capaz de oferecer até 25% mais autonomia, além de manter as dimensões e o peso das baterias convencionais.
Segundo as informações divulgadas, o veículo elétrico experimental pode atingir mais de 1.000 km de autonomia, superando os 800 km do modelo EQS convencional. Essa evolução, combinada com um sistema de resfriamento passivo, torna o carro mais eficiente e sustentável.
Se informe melhor: Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Estudo mostra como fica o item após 120 mil km rodados
Entenda mais detalhes
Bem, basicamente, a tecnologia oferece uma série de vantagens em relação às baterias de íon-lítio tradicionais, começando pela segurança. Como as células de estado sólido não utilizam eletrólitos líquidos, o risco de incêndios e vazamentos é consideravelmente reduzido, tornando os veículos ainda mais seguros.
Além disso, a utilização do lítio metálico como material para o ânodo aumenta significativamente a densidade de energia, o que permite que a bateria armazene mais energia sem aumentar o peso.
Outro ponto a ser destacado é a inovação no sistema de resfriamento. Ao contrário das baterias convencionais que exigem sistemas complexos de resfriamento ativo, a nova bateria de estado sólido da Mercedes utiliza um resfriamento passivo, o que reduz o peso do sistema e aumenta a eficiência geral do veículo.
Por fim, a expectativa é que, com a evolução dessa tecnologia, seja possível produzir veículos com uma autonomia ainda maior e, ao mesmo tempo, oferecer baterias mais leves e seguras.
Aproveite para conferir: BYD King tem desconto de quase R$ 30 mil
↓E aí, o que você achou disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓