A Secretaria Nacional de Trânsito, Senatran, acaba de anunciar uma importante mudança ao Detran que facilita ainda mais a indicação online de real infrator.
Dessa forma, o processo se torna mais acessível à população, e permite a transferência de multa de forma totalmente on-line, o que diminui a burocracia.
Acompanhe o Garagem360 e entenda os detalhes!
Detran facilita indicação online de real infrator
A Carteira de Trânsito Digital já conta com diversas funcionalidades que têm como objetivo facilitar a vida dos condutores brasileiros, e agora, mais uma novidade chega com tudo.
Basicamente, a partir deste mês de março, passa a ser permitido a adesão individualizada à funcionalidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito sem que haja a necessidade de incluir os demais órgãos autuadores da Unidade da Federação (UF).
“A Senatran trabalha para tornar a vida do cidadão e dos gestores de trânsito mais ágil e menos burocrática, e umas das formas de fazer esse trabalho é implementando a agenda digital nos sistemas de trânsito”, afirma o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Desse modo, cada Detran pode habilitar, cancelar habilitação, assim como consultar status de adesão dos demais órgãos do estado. A expectativa é que o sistema se torne mais ágil, principalmente quanto ao atendimento ao cidadão.
Aproveite e veja: Multa de R$ 1.467,35: esse é o valor para quem perder o prazo da renovação do exame toxicológico
Como funciona a adesão?
Segundo as informações oficiais, os Detrans interessados devem solicitar a habilitação individual por órgão autuador no junto ao Senatran.
Essa solicitação deve ser feita via ofício, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Assim, após a adesão, os Departamentos Estaduais de Trânsito podem usufruir de:
- Habilitação Individual por órgão autuador
- Autonomia para administrar a adesão dos órgãos autuadores à funcionalidade
- Visibilidade dos órgãos autuadores que aderiram à funcionalidade
Como funciona a indicação do real infrator?
- O proprietário deve acessar o aplicativo da CDT e indicar os dados pessoais de quem estava conduzindo o veículo
- O prazo para indicação do real infrator é de, no máximo, 30 dias (a partir da data da notificação)
- O real condutor receberá uma comunicação e precisará confirmar sua responsabilidade
Assim, após esse processo, quem cometeu a infração se torna responsável pela multa e por todas as demais penalidades atribuídas ao infrator.
Por fim, é importante destacar que a pessoa indica como real infrator não pode estar na condição de “falecido”
Aproveite para conferir: Detran ALERTA: Você pode ser MULTADO mesmo se não estiver dirigindo; entenda como