A falta de manutenção no pivô pode comprometer outras peças do carro. Para piorar, a sua segurança é colocada em risco. Para evitar problemas, o Garagem360 explica melhor a importância desse elemento do veículo e como saber a hora certa de trocá-lo. Acompanhe!
O que acontece no carro quando o pivô está ruim?
O pivô desgastado pode causar danos a outros componentes do veículo como os pneus.
“Ele é uma peça que controla e movimenta as rodas e, se desgastado, altera os ângulos da geometria da suspensão”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes do sistema de suspensão.
Outra consequência grave, segundo Leite, é que o pivô pode sacar, rompendo a ligação entre a suspensão e as rodas. Isso acaba colocando em risco a sua segurança e a de outros ocupantes do veículo.
Leia também:
Como saber a hora de trocar o pivô do carro?
Existem alguns sinais que indicam o momento exato dessa substituição. São eles:
-
Folgas na direção;
-
Batidas secas;
-
Barulho agudos nas conversões;
-
Desníveis;
-
Pneus com desgaste irregular.
Porém, se o pivô do carro for substituído, Leite recomenda revisar o estado de todos os componentes da suspensão.
“Conforme a especificação de cada veículo, o pivô pode ser fixado por rebites, parafusos ou prensado na bandeja. Apesar de ser um componente com aparência bastante simples, há muita tecnologia nele envolvida, sendo relevante para o sistema de suspensão”, explica.
Nunca é demais lembrar que o serviço de manutenção do veículo deve ser feito com o mecânico de confiança. Além de garantir que o trabalho seja executado corretamente, você evita cair em golpes.
Infelizmente, conforme noticiado pela jornalista Vitória Marques, um novo golpe faz você consertar o que não estava quebrado no seu carro. Portanto, fique ligado e evite dores de cabeça, combinado?
O Garagem360 continua acompanhando não só as últimas notícias automotivas, mas tudo que impacta na sua segurança e na manutenção do veículo. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Dica de manutenção: descubra o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio