Como evitar gastos extras na manutenção de carros usados

Como evitar gastos extras com a manutenção de carros usados? Quem compra um modelo usado geralmente busca economia. No entanto, é importante estar atento aos custos de manutenção, que podem ser um pouco diferentes de um carro novo. 

Para ajudá-lo, nós do Garagem360, preparamos algumas sugestões de como gastar menos com a manutenção. Acompanhe!

Veja como economizar na manutenção de carros usados - Foto: Feepik
Veja como economizar na manutenção de carros usados – Foto: Feepik

 

Como economizar na manutenção de carros usados?

Veja as dicas para a manutenção de carros usados:

Mantenha a manutenção preventiva em dia

Aquele ditado “prevenir é melhor do que remediar” existe, principalmente quando o assunto são carros usados.

Por isso, o primeiro passo é seguir as recomendações do manual do proprietário quanto às revisões periódicas, que incluem troca de óleo, filtros e outros componentes. 

Além disso, é importante fazer uma visita ao mecânico para reparos preventivos, como a troca das pastilhas de freios ou velas, mesmo que não haja problema aparente. 

Dirija com cuidado

Evite hábitos que possam danificar o seu veículo, como dirigir em alta velocidade, fazer frenagens bruscas ou arrancadas abruptas.

Se puder evitar ruas esburacadas melhor, mas se não tiver jeito, tente desviar dos buracos e andar mais devagar para evitar danos à suspensão e aos pneus. 

Monitore o consumo de combustível

Preste atenção ao consumo de combustível do seu carro e compare-o com o indicado no manual do proprietário. Se o consumo estiver alto, a causa pode estar desde a falta de calibragem adequada dos pneus até problemas com o motor e outros componentes do veículo. 

Monitore o consumo de combustível periodicamente - Foto: Freepik
Monitore o consumo de combustível periodicamente – Foto: Freepik

Leia também:

5 carros com menor custo de manutenção

Faça pequenos reparos você mesmo

A internet é um campo para o aprendizado. Se este for o seu caso, você pode aprender a fazer pequenos reparos para evitar idas ao mecânico. 

Você pode, por exemplo, trocar lâmpadas que vierem a queimar, fusíveis, filtros de ar entre outros. Isso pode te ajudar a economizar e ainda ter mais autonomia para cuidar do seu amigão de quatro rodas. 

No entanto, para reparos mais complexos, sempre procure um mecânico qualificado e de sua confiança. 

Utilize peças de reposição originais 

Mais um ditado: “o barato sai caro”. Peças originais, novas e de boa qualidade garantem o funcionamento do veículo de forma adequada e evitam problemas mais graves no futuro. 

Evite adquirir peças usadas ou de procedência duvidosas, pois estas podem não ter a eficiência adequada e no pior dos casos pode danificar o carro.

Compare preços antes de fazer os reparos

Pechinchar é necessário, sobretudo com as coisas ficando mais caras a todo o momento. Portanto, pesquise preços em diferentes oficinas para o mesmo serviço, busque indicações e peça desconto se for possível. 

Mantenha seu carro limpo e organizado

Mantenha a higienização em dias, removendo a sujeira para evitar a corrosão na lataria. Por dentro, basta usar o aspirador para remover poeira e detritos. 

Faça também a revisão periódica do ar-condicionado para assegurar seu bom funcionamento e evitar problemas de saúde. 

Esteja atento aos sinais de alerta

Qualquer acendimento das luzes do painel já exigem atenção imediata. Além delas, barulhos estranhos ou perda de potência são sinais que o seu carro está pedindo ajuda e já sabe né? Levá-lo ao “médico”, digo ao mecânico. 

Seguindo essas dicas você vai economizar com manutenção, manter seu carro com a melhor eficiência possível e evitar gastos desnecessários no futuro. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar