Cor branca é a preferida dos motoristas; veja tendências
Em 2019, cerca de 40% de todos os veículos fabricados no mundo foram pintados de branco. Esta análise é um levantamento do BASF Color Report 2019 de Tintas Automotivas. Atualmente, a cor é predominante nos automóveis nas estradas das Américas, Europa e Ásia.
Preferência dos motoristas
Mesmo que o branco seja a cor mais popular em todas as regiões, há diferenças sobre sua distribuição regional. Enquanto na Ásia-Pacífico quase um em cada dois veículos está pintado com a tonalidade, na América do Norte e na região que compreende a Europa, Oriente Médio e África, apenas um em cada três carros está revestido com ela.
Outras três cores acromáticas (preto, cinza e prata) continuam populares. Juntas, elas revestem outros 39% dos veículos que saíram das montadoras em 2019. A tendência também afeta o segmento dos automóveis mais populares: os SUVs.
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Cores diferenciadas
Dos novos veículos do mundo, 22% foram revestidos com cores cromáticas no ano passado. Aproximadamente 9% dos automóveis produzidos em nível global foram azuis e 7% foram pintados de vermelho.
Além do azul e do vermelho, o marrom e o bege estão começando a emergir, especialmente na Europa, Oriente Médio e África.
América do Sul
O branco é o favorito dos consumidores sul-americanos, abrangendo uma parcela de mercado de 39%. Essa tendência já é perceptível há alguns anos.
“A tonalidade reforça atualmente o aspecto de ‘cor ambiental’ relacionada com limpeza e pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente”, indica Marcos Fernandes, diretor do Negócio de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.
Outros tons acromáticos estão entre as preferidas dos consumidores: 23% deles escolhem o prata e, 14%, o cinza. O preto, que soma um total de 11% da parcela de mercado, não é tão popular na América do Sul, comparada com 16% que ocupa a proporção global.
Entre as cores cromáticas, o vermelho continua conquistando os corações dos sul-americanos, com 8% da fatia de mercado, seguido do azul e do bege.
“O vermelho tem uma presença tradicional nas vendas. É vibrante, vinculado com a esportividade e a beleza, além de manter seu valor na revenda”, comenta Fernandes.
América do Norte
Nas rodovias da América do Norte, as cores acromáticas continuam sendo as preferidas: branco, preto, prata e cinza revestem cerca de 75% do mercado, o que reflete as tendências globais.
No entanto, a distribuição de tons é mais equilibrada do que nas referidas tendências, já que o branco, mais popular, corresponde apenas a 29% da distribuição total.
O mercado norte-americano também lidera a mudança de brancos quentes (com tonalidades amareladas) para brancos mais frios (com tonalidades azuladas e efeito branco perolado), especialmente nos veículos elétricos e de luxo.
Além disso, a América do Norte é a região líder em nível global com relação à popularidade das caminhonetes pick-up. À medida que estas passam de ferramentas utilitárias a meios de transporte de luxo, a tendência evolui a cores que previamente apenas eram encontradas nos segmentos mais luxuoso, como os tons de preto, branco e vermelho.
Europa, Oriente Médio e África
Com um percentual de 77%, as cores acromáticas continuam dominando o panorama nas rodovias da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), mesmo que a proporção de automóveis brancos tenha sido impactada com uma leve redução. Embora a popularidade do prata também esteja em declive, o cinza continua sua carreira de sucesso com uma fatia 20% do mercado.
O cromático aumenta levemente: quase um em cada quatro automóveis da Europa foi revestido com ele. Neste segmento, o azul continua liderando, com 11%. Esta cor também é líder com relação à diversidade de tonalidades, oferecendo um total de quase 160 matizes diferentes.
Com uma quota de 2%, o bege emerge significativamente pela primeira vez. “A necessidade de superfícies mais suaves e acessíveis tem como resultado uma crescente popularidade dos espaços com o tom”, comenta Mark Gutjahr, responsável pelo Design de Cores Automotivas da BASF na Europa, Oriente Médio e África.
Ásia-Pacífico
A maioria dos veículos na Ásia-Pacífico é acromática, com um percentual de cor que se mantém em 77%. No local, quase um em cada dois automóveis continua sendo branco, com uma predominância de 49%, a maior de todas as regiões.
O branco pérola é especialmente popular. Por outro lado, a cor preta continua pouco usada quando comparada com outras localidades, mas está sendo objeto de uma maior atenção como expressão esportiva e individual.
Os diversos matizes, tonalidades e efeitos de cor cromática são características da região Ásia-Pacífico. Entre elas, o azul ocupa a primeira posição, com um percentual de 7%, como se observa habitualmente nos veículos elétricos, seguido pelo vermelho, com 6%.
Carros com pinturas exóticas
Tornou-se comum ver carros pintados em cores mais sóbrias nas ruas. Basta dar uma olhada no trânsito para ver a quantidade de modelos pintados em preto, prata ou branco. Quando há algum vermelho, ele até se destaca na multidão. Porém, às vezes as montadoras tentam emplacar tonalidades mais exóticas, principalmente durante o lançamento de alguns automóveis. Tudo para se destacar na multidão e chamar a atenção de possíveis compradores.
- Com design controverso, o Chevrolet Agile estreou com um tom de amarelo chamativo em 2009 |Foto: Divulgação
- Com design controverso, o Chevrolet Agile estreou com um tom de amarelo chamativo em 2009 |Foto: Divulgação
- A linha 2019 do Chevrolet Camaro surgiu em um tom nada discreto de laranja |Foto: Divulgação
- A linha 2019 do Chevrolet Camaro surgiu em um tom nada discreto de laranja |Foto: Divulgação
- Nos anos 90, o Chevrolet Corsa Piquet foi uma série especial com a carroceria pintada em amarelo |Foto: Divulgação
- A versão Sport da Chevrolet Montana atual foi apresentada em um verde chamativo durante o lançamento do modelo |Foto: Divulgação
- A versão Sport da Chevrolet Montana atual foi apresentada em um verde chamativo durante o lançamento do modelo |Foto: Divulgação
- Modelo aventureiro, o Chevrolet Onix Activ apostava em um tom laranja para se diferenciar das demais versões |Foto: Divulgação
- Modelo aventureiro, o Chevrolet Onix Activ apostava em um tom laranja para se diferenciar das demais versões |Foto: Divulgação
- Quando a Chevrolet Spin foi reestilizada, em 2018, a marca aproveitou para pintar a versão aventureira Activ na tonalidade Amarelo Stone |Foto: Divulgação
- Quando a Chevrolet Spin foi reestilizada em 2018, a marca aproveitou para pintar a versão aventureira Activ na tonalidade Amarelo Stone |Foto: Divulgação
- O Vectra GT não teve muito sucesso, mas recebeu uma pintura laranja durante seu lançamento, em 2007 |Foto: Divulgação
- Dois anos depois, em 2009, a leve mudança visual foi apresentada em um modelo pintado de azul |Foto: Divulgação
- A cor Plum Crazy se tornou um símbolo da Dodge desde os anos 1970. Atualmente, o Challenger e o Charger podem ser pintados neste tom |Foto: Divulgação
- Dodge Challenger |Foto: Divulgação
- Dodge Charger |Foto: Divulgação
- Além do roxo Plum Crazy, a Dodge tem outras cores chamativas em seu catálogo, como este verde do Challenger Hellcat |Foto: Divulgação
- Já o Dodge Charger Daytona pode receber uma pintura amarela |Foto: Divulgação
- Nos anos 90, o Fiat Uno Turbo podia ser comprado em um tom amarelo |Foto: Divulgação
- Em 2001, a reestilização do Palio foi lançada junto com o tom Amarelo Ímola |Foto: Divulgação
- Anos mais tarde, em 2007, o Palio recebia um novo desenho e um tom amarelo para a versão 1.8R |Foto: Divulgação
- Anos mais tarde, em 2007, o Palio recebia um novo desenho e um tom amarelo para a versão 1.8R |Foto: Divulgação
- Lançado em 2010, o Fiat Uno abusava das cores chamativas, como o verde-limão |Foto: Divulgação
- Lançado em 2010, o Fiat Uno abusava das cores chamativas, como o verde-limão |Foto: Divulgação
- O Fiat Mobi foi mais um carro que apostou em um tom de roxo para o lançamento do modelo, em 2016 |Foto: Divulgação
- O Fiat Mobi foi mais um carro que apostou em um tom de roxo para o lançamento do modelo, em 2016 |Foto: Divulgação
- A atual geração do Ford EcoSport foi lançada em um tom laranja bem chamativo |Foto: Divulgação
- A atual geração do Ford EcoSport foi lançada em um tom laranja bem chamativo |Foto: Divulgação
- Primeiro Fiesta feito no Brasil, este modelo apostou em várias cores chamativas, como este amarelo-mostarda e o roxo |Foto: Divulgação
- Primeiro Fiesta feito no Brasil, este modelo apostou em várias cores chamativas, como este amarelo-mostarda e o roxo |Foto: Divulgação
- A sexta geração do Ford Fiesta também foi apresentada em tons exóticos, como este verde-limão |Foto: Divulgação
- A sexta geração do Ford Fiesta também foi apresentada em tons exóticos, como este verde-limão |Foto: Divulgação
- O Ka foi outro modelo da Ford que apostou em cores exóticas |Foto: Divulgação
- O Ka foi outro modelo da Ford que apostou em cores exóticas |Foto: Divulgação
- Além do visual arrojado, cores exóticas também fazem parte do DNA da Lamborghini, como pode ser visto neste Muciélago |Foto: Divulgação
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- A Peugeot 206 Escapade também foi lançada em nada discreto tom de amarelo |Foto: Divulgação
- A Peugeot 206 Escapade também foi lançada em nada discreto tom de amarelo |Foto: Divulgação
- O Renault Kwid apostou em um tom laranja para seu lançamento |Foto: Divulgação
- O Renault Kwid apostou em um tom laranja para seu lançamento |Foto: Divulgação
- Além do visual, o Renault Twingo de primeira geração ficou marcado por suas cores |Foto: Divulgação
- Lançado para ser o Fusca moderno, o VW New Beetle ficou marcado pela cor amarela |Foto: Divulgação
- Lançado para ser o Fusca moderno, o VW New Beetle ficou marcado pela cor amarela |Foto: Divulgação
- O VW Golf GTI de 2007 foi mais um modelo lançado em amarelo |Foto: Divulgação
- O VW CrossFox reestilizado trocava o amarelo pelo laranja |Foto: Divulgação
- O VW CrossFox reestilizado trocava o amarelo pelo laranja |Foto: Divulgação
- A VW Saveiro Cross foi outro modelo pintado em laranja |Foto: Divulgação
- A VW Saveiro Cross foi outro modelo pintado em laranja |Foto: Divulgação
- O VW Polo não foi vendido neste tom de amarelo, mas toda a campanha de divulgação do modelo foi feita com este tom |Foto: Divulgação
- O VW Polo não foi vendido neste tom de amarelo, mas toda a campanha de divulgação do modelo foi feita com este tom |Foto: Divulgação