Cor branca é a preferida dos motoristas; veja tendências

Em 2019, cerca de 40% de todos os veículos fabricados no mundo foram pintados de branco. Esta análise é um levantamento do BASF Color Report 2019 de Tintas Automotivas. Atualmente, a cor é predominante nos automóveis nas estradas das Américas, Europa e Ásia.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Preferência dos motoristas

Mesmo que o branco seja a cor mais popular em todas as regiões, há diferenças sobre sua distribuição regional. Enquanto na Ásia-Pacífico quase um em cada dois veículos está pintado com a tonalidade, na América do Norte e na região que compreende a Europa, Oriente Médio e África, apenas um em cada três carros está revestido com ela.

Outras três cores acromáticas (preto, cinza e prata) continuam populares. Juntas, elas revestem outros 39% dos veículos que saíram das montadoras em 2019. A tendência também afeta o segmento dos automóveis mais populares: os SUVs.

LEIA MAIS: Por a partir de RS 140 mil, Troller T4 2020 tem novas cores
Honda Biz 125 2020 recebe novas rodas e cores

Cores diferenciadas

Dos novos veículos do mundo, 22% foram revestidos com cores cromáticas no ano passado. Aproximadamente 9% dos automóveis produzidos em nível global foram azuis e 7% foram pintados de vermelho.

Além do azul e do vermelho, o marrom e o bege estão começando a emergir, especialmente na Europa, Oriente Médio e África.

América do Sul

O branco é o favorito dos consumidores sul-americanos, abrangendo uma parcela de mercado de 39%. Essa tendência já é perceptível há alguns anos.

“A tonalidade reforça atualmente o aspecto de ‘cor ambiental’ relacionada com limpeza e pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente”, indica Marcos Fernandes, diretor do Negócio de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.

Outros tons acromáticos estão entre as preferidas dos consumidores: 23% deles escolhem o prata e, 14%, o cinza. O preto, que soma um total de 11% da parcela de mercado, não é tão popular na América do Sul, comparada com 16% que ocupa a proporção global.

Entre as cores cromáticas, o vermelho continua conquistando os corações dos sul-americanos, com 8% da fatia de mercado, seguido do azul e do bege.

“O vermelho tem uma presença tradicional nas vendas. É vibrante, vinculado com a esportividade e a beleza, além de manter seu valor na revenda”, comenta Fernandes.

América do Norte

Nas rodovias da América do Norte, as cores acromáticas continuam sendo as preferidas: branco, preto, prata e cinza revestem cerca de 75% do mercado, o que reflete as tendências globais.

No entanto, a distribuição de tons é mais equilibrada do que nas referidas tendências, já que o branco, mais popular, corresponde apenas a 29% da distribuição total.

O mercado norte-americano também lidera a mudança de brancos quentes (com tonalidades amareladas) para brancos mais frios (com tonalidades azuladas e efeito branco perolado), especialmente nos veículos elétricos e de luxo.

Além disso, a América do Norte é a região líder em nível global com relação à popularidade das caminhonetes pick-up. À medida que estas passam de ferramentas utilitárias a meios de transporte de luxo, a tendência evolui a cores que previamente apenas eram encontradas nos segmentos mais luxuoso, como os tons de preto, branco e vermelho.

Europa, Oriente Médio e África

Com um percentual de 77%, as cores acromáticas continuam dominando o panorama nas rodovias da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), mesmo que a proporção de automóveis brancos tenha sido impactada com uma leve redução. Embora a popularidade do prata também esteja em declive, o cinza continua sua carreira de sucesso com uma fatia 20% do mercado.

O cromático aumenta levemente: quase um em cada quatro automóveis da Europa foi revestido com ele. Neste segmento, o azul continua liderando, com 11%. Esta cor também é líder com relação à diversidade de tonalidades, oferecendo um total de quase 160 matizes diferentes.

Com uma quota de 2%, o bege emerge significativamente pela primeira vez. “A necessidade de superfícies mais suaves e acessíveis tem como resultado uma crescente popularidade dos espaços com o tom”, comenta Mark Gutjahr, responsável pelo Design de Cores Automotivas da BASF na Europa, Oriente Médio e África.

Ásia-Pacífico

A maioria dos veículos na Ásia-Pacífico é acromática, com um percentual de cor que se mantém em 77%. No local, quase um em cada dois automóveis continua sendo branco, com uma predominância de 49%, a maior de todas as regiões.

O branco pérola é especialmente popular. Por outro lado, a cor preta continua pouco usada quando comparada com outras localidades, mas está sendo objeto de uma maior atenção como expressão esportiva e individual.

Os diversos matizes, tonalidades e efeitos de cor cromática são características da região Ásia-Pacífico. Entre elas, o azul ocupa a primeira posição, com um percentual de 7%, como se observa habitualmente nos veículos elétricos, seguido pelo vermelho, com 6%.

Carros com pinturas exóticas

Tornou-se comum ver carros pintados em cores mais sóbrias nas ruas. Basta dar uma olhada no trânsito para ver a quantidade de modelos pintados em preto, prata ou branco. Quando há algum vermelho, ele até se destaca na multidão. Porém, às vezes as montadoras tentam emplacar tonalidades mais exóticas, principalmente durante o lançamento de alguns automóveis. Tudo para se destacar na multidão e chamar a atenção de possíveis compradores.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

ASSISTA AGORA