Como transportar crianças no carro com segurança

Foto: Detran MT/ Divulgação

Crianças amam passear, a maioria delas gosta muito de andar de carro, porém não é simplesmente colocar a criança dentro do carro e sair por ai. Há leis e regras que devem ser seguidas, por isso, veja a seguir como  transportar crianças no carro com segurança.

Foto: Concessionária Rota do Oeste

Confira como transportar crianças no carro com total segurança!

Atualmente existem leis do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que punem motoristas que não cumprem as regras. Se forem pegos, a infração é considerada gravíssima. O transporte de crianças deve respeitar a faixa etária e até mesmo em relação a altura.

Equipamentos x Faixa etária

Para cada idade é exigido uma cadeirinha específica, engana-se quem pensa que somente bebês são obrigados a usar esse tipo de equipamento. Para bebês de até um ano de idade ou até 13kg, o ideal é o uso do chamado bebê conforto, na qual deve está virado de costas para o banco da frente, reduzindo os riscos de ferimentos na cabeça ou pescoço em caso de acidente.

Foto: Detran MT/ Divulgação

Já para crianças com idade de um a quatro anos de idade e com pesos que variam de 9 a 18kg, é usado a cadeirinha, posicionada de frente ao banco traseiro.

Para os pequenos com idade acima dos quatro anos e com pesos em torno dos 18 a 36kg, o ideal é o assento de elevação e deve ser usada junto ao cinto de segurança do banco traseiro.

Para crianças até 10 anos com estatura abaixo dos 1,45 m, o recomendado é que sejam transportadas no banco traseiro com o cinto de segurança.

Como transportar as crianças no carro com segurança
Foto: Divulgação/ Pixabay

Leia também: Mercedes-Benz anuncia apenas carros elétricos a partir de 2025; veja

Instalação

De nada adianta ter os equipamentos corretos para cada faixa etária e não ter a instalação feita direito. Se atente sempre em ler os manuais de instrução de instalação, procure vídeos de montagem dos fabricantes de cadeirinha ou bebê conforto. Se for preciso, entre em contato com as marcas dos equipamentos.

Acompanhante e orientações

Por mais seguro que possa ser o equipamento de transporte, sempre que possível deixe um adulto acompanhar a criança nos bancos traseiros. Isso ajuda se o motorista estiver distraído e não perceber que a criança está conseguindo se desfazer nos cintos e fivelas dos aparelhos de segurança. Para as crianças maiores, é possível orientá-las sobre as regras de segurança e sobre a importância de ficarem nos assentos até o final da viagem.

Karine Manchini
Karine ManchiniJornalista, 27 anos. Formada desde 2017 pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como repórter na editoria de cultura no Jornal Diário do Grande ABC, onde escreveu matérias sobre cultura, turismo e assuntos diversos para a revista mensal.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar