CNH provisória: por quanto tempo é válida? Veja o que pode e não pode

Após ser aprovado na autoescola, o primeiro documento que o novo condutor recebe é a CNH provisória, até que a habilitação permanente esteja pronta.

No entanto, ainda existem diversas dúvidas voltadas à PPD (Permissão Para Dirigir), como por exemplo, seu prazo de validade e os motivos que podem impedir a emissão da CNH definitiva.

Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

Foto: Freepik

Qual a validade da CNH provisória?

Como o próprio nome mencionado, CNH provisória é concedida ao condutor de forma temporária, após o seu processo de aprovação na prova prática da autoescola.

Dessa forma, o documento possui a validade máxima de 1 ano após a emissão. Ou seja, após esse período, é indispensável que o motorista realize a troca.

Assim, para que isso seja possível, é preciso entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito local e iniciar o processo necessário.

No momento atual, em diversos estados brasileiros já é completamente possível realizar a troca da PPD pela CNH de forma totalmente digital.

Foto: Freepik

CNH provisória pode ser suspensa?

Bem, de acordo com as regras atuais do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, a Permissão Para Dirigir não pode ser suspensa.

Isso porque, normalmente, a suspensão da CNH acontece quanto o condutor atinge um limite máximo de pontos ou pela incidência de infrações, mas isso não acontece com a PPD.

Por outro lado, é completamente possível que a CNH provisória seja cassada. Nesse caso, a habilitação provisória pode ser cassada em decorrência de infrações gravíssimas.

E o que isso significa? Basicamente, que aquele documento já não é mais válido e que, agora, o indivíduo não tem mais o direito de dirigir, nem mesmo de solicitar a habilitação permanente.

Aliás, você pode se interessar: Etanol ou gasolina? Veja onde está mais vantajoso abastecer com cada um deles

Foto: Freepik

O que fazer quando a PPD é cassada?

Se o condutor tiver a Permissão Para Dirigir cassada, ele precisará passar novamente por todas as etapas da autoescola que antecedem a concessão do documento.

O motivo por trás disso é bastante simples, afinal, como mencionado, o indivíduo perde automaticamente o seu direito de dirigir.

E aí, começa tudo de novo: se aprovado, ele terá a PPD pelo período de 1 ano. Após o vencimento, será preciso solicitar a versão permanente da CNH.

Por fim, a PPD tem justamente como foco garantir que aquele condutor está realmente apto para a condução antes de fornecer-lhe o documento definitivo, por isso, é de suma importância seguir todas as regras de trânsito locais.

Aproveite para conferir: Norte-americanos estão abandonando os carros elétricos? Pesquisa revela arrependimento

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar