Combustíveis nas alturas! Dicas para economizar na hora de abastecer

Dicas para economizar na hora de abastecer
Foto: Dicas Califórnia. Ilustrativa

Os preços dos combustíveis estão cada vez mais altos. Em muitos postos espalhados pelo País, a gasolina já está sendo encontrada custando mais de R$ 7. Os aumentos no preço do litro também afetam o etanol e o diesel. Um cenário assim pede que o motorista comece a economizar mais. Pensando nisso, o Garagem360 e o Zul+, trazem algumas dicas para economizar na hora de abastecer.

combustíveis
Veja algumas dicas para economizar na hora de abastecer o seu veículo (Foto: Pixabay.com)

Muitos indicadores mostram a atual realidade. De acordo com a ANP, por exemplo, o valor cobrado pelo litro da gasolina teve um crescimento de 51% em 2021. Já o diesel teve um aumento de 1,54%, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

“Como podemos perceber, não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar a decisão lembre-se de analisar a frequência do uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol”, diz André Brunetta, CEO do Zul+.

Combustíveis nas alturas! Dicas para economizar na hora de abastecer

Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer

combustíveis
Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer (Foto: Pixabay.com)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Começamos com uma dica é bastante importante. Ela relacionada a qual combustível escolher de acordo com a frequência que usamos nossos veículos e qual é o tamanho do trajeto percorrido. No primeiro caso, a recomendação é que o etanol deve ser usado por quem usa menos o seu veículo. Isso porque a gasolina pode evaporar, caso fique parada por muito tempo.

A quilometragem rodada também deve ser considerada na hora de escolher o combustível. Neste caso, a gasolina é a melhor escolha para quem faz trajetos mais curtos. E tem explicação para isso. O aquecimento do etanol pode não ser o suficiente para uma combustão correta.

Faça cálculos

Faça cálculos (Foto: Pixabay.com)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Mobi 2022 Preços, Ficha Técnica, Fotos e Mais!

Ficou em dúvidas de qual combustível usar? Sem problemas! Os cálculos matemáticos podem ser úteis na hora de escolher entre os dois. Um deles é multiplicar o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado desta conta for maior que o preço do etanol, fique com o segundo. Se for menor, escolha a gasolina.

Além disso, você também pode dividir o preço de ambos. Neste caso, o etanol terá vantagem caso o resultado for menor que 0,7. Caso contrário, a gasolina valerá mais a pena. O uso dos dados de consumo usados pelo veículo também é bastante recomendado.

Monitore seus gastos com combustível

combustíveis
Monitore seus gastos com combustível (Foto: Pixabay.com)

Por fim, o monitoramento dos gastos pode ser bastante interessante. Ainda mais no atual momento, visto que os preços dos combustíveis estão nas alturas. É importante saber o quanto você está gastando com combustível. Com estes dados em mãos, você pode, por exemplo, saber quais são aqueles postos que possuem a gasolina ou o etanol mais em conta.

Uma ferramenta bastante conhecida pode ser útil. Estamos falando dos smartphones. Recentemente, o Garagem360 trouxe uma lista com alguns aplicativos de manutenção automotiva. E alguns deles são ideais para quem quer organizar os gastos com combustível.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar