O interesse dos brasileiros nos carros elétricos não se dá apenas para os modelos zero km. Os seminovos e usados também são cogitados por quem quer um eletrificado para chamar de seu.
Pesquisa mostra aumento de interesse nos carros elétricos seminovos
É o que aponta uma pesquisa da Webmotors, portal de negócios e soluções para automóveis.
Segundo o estudo, a procura por veículos elétricos usados no Brasil cresceu 145% em setembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.
O levantamento, realizado pelo braço da empresa, o Webmotors Autoinsights, indica também um aumento de 77% na procura por modelos novos da categoria no mesmo período.
Para o CEO da empresa, Eduardo Jurcevic, o estudo ainda revela que os interessados sabem que os veículos eletrificados são mais caros, mas ainda assim estão dispostos a pagar um pouco mais.
“É importante observar que, a partir de outro estudo inédito a respeito das intenções de compra dos usuários da plataforma, 61% dos entrevistados responderam que estão dispostos a pagar um valor mais alto por modelos eletrificados”, afirma o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.
Ranking dos mais procurados
Na lista geral com os modelos novos e usados mais pesquisados até setembro de 2023, a montadora BYD se destaca, principalmente o BYD Han, em primeiro lugar entre os carros zero km.
Entre os usados, o Porsche Taycan lidera o ranking.
Ranking dos veículos elétricos 0Km mais buscados no primeiro semestre de 2023 no Brasil:
- BYD Han
- BYD Yuan Plus
- Volvo XC40
- BYD Dolphin
- BYD Tan
Ranking dos veículos elétricos usados mais buscados no primeiro semestre de 2023 no Brasil:
- Porsche Taycan
- Volvo XC40
- MINI Cooper SE
- Audi e-tron
- Nissan LEAF
Venda de eletrificados sobe 76%
De alguns anos para cá, o mercado de veículos eletrificados no Brasil cresce a passos largos.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nos primeiros oito meses de 2023, foram vendidas um total de 49.052 unidades.
O que representa um aumento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacados 27.812 automóveis.
Esses números confirmam a tendência de expansão da frota brasileira de veículos elétricos leves, já que até agosto deste ano, as vendas estão próximas de superar ode todo o ano de 2022, que foi de 49.245 unidades.
Além do aumento nas vendas, de janeiro a agosto, os carros elétricos alcançaram uma fatia de 3,6% de market share em relação às vendas totais de veículos. Em 2022, essa participação era de 2,29%.
O estudo leva em consideração os automóveis leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos puros (BEV) e HEV flex.