BYD Han é o primeiro elétrico a competir em prova oficial da CBA

O sedã 100% elétrico BYD Han foi o único modelo com esse tipo de propulsão a participar do Hill Climb, evento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Entre os 55 veículos competidores, o veículo chinês elétrico terminou a corrida na 13º posição.

O BYD Han tornou-se o primeiro veículo 100% elétrico a participar de uma corrida da CBA
O BYD Han tornou-se o primeiro veículo 100% elétrico a participar de uma corrida da CBA (Foto: Divulgação)

BYD Han participa de corrida da CBA em Santa Catarina

O BYD Han, sedã 100% elétrico, tornou-se o primeiro veículo elétrico a participar de uma competição oficial da CBA, a Confederação Brasileira de Automobilismo, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro.

O modelo esteve entre os 55 carros que participaram da primeira edição do Friends Internacional Hill Climb, em Santa Catarina. O evento consistiu na subida da Serra do Rio do Rastro, reunindo veículos que se desafiam na velocidade e nas curvas da região.

VEJA TAMBÉM

O modelo da BYD superou carros das mais diversas categorias, terminando na 13ª colocação geral. Durante o evento, a bateria Blade do modelo dirigido pelo piloto Cacá Clauset precisou ser recarregada em duas oportunidades.

“Recarreguei a bateria com um carregador portátil de 7 kWh na tomada do hotel. Gastei aproximadamente 20% de bateria em cada subida. No sábado, cheguei no hotel com 60% e no domingo, cheguei ao final da subida com 81%”, comentou o piloto.

Ainda segundo o Clauset, o desempenho do veículo chamou atenção. “Acelerar um carro elétrico é algo que é até difícil explicar em palavras. Ainda mais um que tem 494 cv e torque instantâneo. Mesmo competindo com carros de mais de 1.000 cv, nenhum era mais rápido que ele [o Han] na largada.”

“Os zero a cem em menos de quatro segundos deixaram o público que estava assistindo de boca aberta. Acho que ninguém ali tinha vivido essa experiência visual. Um carro sem fazer barulho sumindo de suas vistas em um piscar de olhos”, acrescentou.

Aliás, Cacá Clauset se transformou no primeiro piloto a competir em uma prova homologada pela CBA em um veículo 100% elétrico. “Com certeza, vou lembrar desse final de semana para o resto da vida. E torcer para que no ano que vem estejamos lá novamente alinhados no grid”, finalizou.

Essa foi a primeira vez que o veículo da BYD Brasil participou de uma competição. O sedã 100% elétrico da marca foi lançado no mercado nacional em abril deste ano.

O BYD Han tornou-se o primeiro veículo 100% elétrico a participar de uma corrida da CBA
Modelo chegou em abril (Foto: Divulgação)

O motor elétrico do sedã da BYD

O veículo é vendido no mercado nacional por R$ 539.990. O destaque principal fica por conta do conjunto motriz. Ele é equipado com uma bateria de 76,9 kWh de carregamento rápido, que permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite um alcance de até 500 km, pelo ciclo NEDC.

Em termos de desempenho, o BYD Han pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.

Além disso, ele incorpora tração nas quatro rodas e traz dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv no motor frontal e 272 cv, no traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 cv e torque máximo conjunto de 69,3 kgfm.

O BYD Han tornou-se o primeiro veículo 100% elétrico a participar de uma corrida da CBA
Interior do veículo (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar