Carros elétricos caem no gosto do brasileiro, aponta estudo

Que a eletrificação dos veículos é uma realidade ninguém duvida. Agora, este movimento fica mais claro com números divulgados por diversas entidades e empresas, mostrando que a busca por carros elétricos no Brasil segue, mesmo que timidamente, a tendência global.

Carros eletrificados promovem maior economia, mas preço do veículo ainda impede sua popularização
Carros eletrificados promovem maior economia, mas preço do veículo ainda impede sua popularização (Imagem: Andrew Roberts/Freepik)

Busca por carros elétricos desponta no mercado de seminovos e usados

Dados os preços de veículos novos, muitas vezes é difícil perceber a inclinação para a compra de carros eletrificados. Afinal, seu preço acima daqueles à combustão afasta muito clientes, que se veem até mesmo obrigados a optar pelo mais barato.

No entanto, no mercado de usados fica mais clara essa mudança comportamental. Pelo menos é o que nos mostra dados e levantamentos de órgãos e empresas do setor.

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Por exemplo, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores – Fenauto nos mostra como o brasileiro tem, de forma acentuada, demonstrado preferência em adquirir um eletrificado.

Apenas em 2023 já foram comercializados no país quase 8.500 seminovos ou usados eletrificados. Isto representa quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado – um aumento de 98%.

Em suas projeções, a Federação espera que este número alcance os 17 mil até o fim do ano.

Outro dado interessante que corrobora essa observação vem da Olho no Carro. Para se ter uma ideia, a plataforma online de busca de preços em veículos usados aponta um aumento de 300% na procura por eletrificados nos últimos 12 meses.

Preço dos carros eletrificados ainda é o maior empecilho para sua popularização

Apesar do aumento expressivo na procura por eles, os carros eletrificados ainda afastam o consumidor por conta de seu preço. Mesmo com a economia em combustível e manutenção, o investimento inicial impede a aquisição destes modelos pelo brasileiro médio.

Os usados, como observado, são uma saída, mas ainda assim muito pontual. Afinal, mesmo o carro eletrificado semi-novo ainda passa dos 100 mil reais em seus modelos mais básicos – valor muito acima dos à combustão mais populares.

Infelizmente, graças a isso o Brasil se mostra ainda afastado do resto do mundo quando o assunto é eletrificação de sua frota.

Na China, por exemplo, esta já representa parcela significativa de seu mercado interno e para exportação – o gigante asiático foi responsável por 59% do mercado global no setor!

“Há uma grande aceitação de veículos elétricos entre os chineses, com o governo apoiando o consumo. A China é hoje o maior mercado de carros elétricos, o que deve totalizar 40% das vendas globais até 2030. No entanto, o corte de subsídios na compra de EVs pode impactar negativamente as vendas em 2023”, diz Simon Lacoume, economista do Grupo Coface, durante o webinar “Desafios e oportunidades globais para o setor Automotivo|Metalúrgico”, realizado pela Coface.

A corrida pelo domínio do mercado de carros elétricos sem dúvidas será intensa, e alguns pólos chave já estão muito adiantados nela. Pouco a pouco o brasil entra neste campo e, espera-se, comece a investir mais neste setor.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
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