China inova MAIS UMA VEZ e apresenta motor automotivo NUNCA ANTES VISTO

China e tecnologia têm uma afinidade daquelas que só as melhores duplas possuem. Nesse sentido, uma empresa do país asiático está fazendo história com a produção de um motor inovador. Veja. 

China inova MAIS UMA VEZ e apresenta motor automotivo NUNCA ANTES VISTO
Confira as diferenças que a amônia pode trazer em relação a um motor convencional (Foto: Freepik)

Empresa chinesa produz motor revolucionário

Diferentemente do que várias empresas do setor automotivo têm buscado produzir, a empresa estatal chinesa Guangzhou Automobile Group (GAC) apresentou seu primeiro motor movido a amônia. 

Esta é a primeira imersão chinesa nesse sentido para veículos comerciais, além de ser a primeira iniciativa com a amônia fora da indústria de transportes marítimo e rodoviário, mais preparados para lidar com a substância e seus desafios. 

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Uma solução ao diesel, a amônia é mais uma possibilidade encontrada pela GAC na busca pela ‘’transição para energia verde’’ no setor automotivo. 

Atributos da amônia no setor automotivo

Uma alternativa aos motores elétricos, que dominam as intenções do setor para o presente e futuro automotivo, o uso da amônia evita a liberação de gases poluentes como dióxido de carbono, uma das piores substâncias associadas a veículos para o meio ambiente. 

Segundo a GAC, um motor de 2 litros desenvolvido pela empresa, é capaz de reagir com a queima de amônia, atingindo 120 quilowatts (kW) de potência, além de redução de 90% nas emissões de carbono quando comparado aos combustíveis convencionais. 

China inova MAIS UMA VEZ e apresenta motor automotivo NUNCA ANTES VISTO
Foto: Uso da amônia em motores de veículos leves pode redefinir o segmento (Foto: Freepik)

Obstáculos

A amônia se notabiliza também pelo seu baixo teor de inflamabilidade, além de não possuir manuseio simples e grande emissão de óxido de nitrogênio, poluente este que pode acarretar em chuvas mais ácidas e dificultar a respiração. 

Desta maneira, a implementação do elemento tem como principal desafio a falta de infraestrutura de reabastecimento, uma vez que as montadoras têm buscado outras alternativas como a eletrificação. 

Apesar disso, responsáveis pela iniciativa alegam que esses problemas já foram atenuados e o impacto seria mais positivo do que o contrário para a sociedade, já que a substância seria queimada de forma ‘’eficiente e segura’’. 

“Superamos o problema da amônia ser difícil de queimar rapidamente e colocaremos o combustível em uso na indústria de automóveis de passageiros”, afirmou Qi Hongzhong, responsável pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da GAC. 

Segundo ele, ‘’é possível antecipar o uso de amônia em motores de carros’’ como forma de introduzir mais uma solução para a sociedade no que se refere ao uso em veículos leves e usos comerciais. 

Vale lembrar que a amônia não deixa de ser uma substância tóxica, o que teria que ser extremamente aperfeiçoado pela indústria automotiva, liderada neste quesito pelos chineses.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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