Toyota dá show de tecnologia com seus carros elétricos em evento

Conhecidos por sua tecnologia e estar na vanguarda da eletrificação, os carros elétricos da Toyota são visados pelo consumidor e indústria igualmente. Agora, todos terão a chance de ver de perto o que a japonesa está preparando para os próximos anos neste setor em evento da Anfavea.

Toyota Prius foi a linha pioneira em veículos eletrificados no mundo
Toyota Prius foi a linha pioneira em veículos eletrificados no mundo (Imagem: Divulgação/Toyota)

Encontro da Anfavea traz o que de mais moderno há em carros elétricos da Toyota

Organizado para acontecer hoje, quarta-feira 14 de Junho, o Anfavea – Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil promete muitas novidades e bate papo de qualidade sobre o que esperar dos veículos elétricos no Brasil.

Este evento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea reúne personas chave de diversos setores para discutir tecnologia, inovação e negócios.

VEJA TAMBÉM

Entre os presentes estará a Toyota, fabricante japonesa pioneira no setor de elétricos. Uma vez que é pilar central da eletrificação de veículos, a empresa aproveitará o evento para apresentar ao mercado nacional alguns de seus carros que irão ganhar nas ruas nos próximos anos.

Como é de se esperar, estes carros estão repletos de tecnologia elétrica. Assim, são os novos expoentes de uma forma mais sustentável e consciente de fabricar carros – campo onde a Toyota dá exemplo desde 1997, quando lançou seu primeiro híbrido, o Prius.

Mas não para na exposição de veículos. Isto porque o evento terá palestras e mesas redondas com figuras proeminentes deste mercado, tanto do Brasil quanto internacionais. Ao todo serão cinco painéis com empresários, acadêmicos e governantes, que discutirão a eletrificação no mercado nacional.

Entre eles estará Rafael Chang, presidente da Toyota Brasil, que participará do painel “Visão dos CEOs sobre a eletrificação no Brasil em 2035”.

Por fim, entre os carros e tecnologias que a Toyota apresentará no evento estão:

Híbrido Flex (HEV FFV)

Representada pelo Corolla Cross, um dos primeiros híbridos Flex do mundo, esta é a tecnologia elétrica original da Toyota. Estes veículos visam dar flexibilidade na escolha do combustível, ao mesmo tempo que otimizam o uso dele com o auxílio de um motor eclético.

Assim, é possível alcançar o dobro de aproveitamento com até 70% de redução na emissão de poluentes.

Híbrido Plug-in (PHEV)

O híbrido plug-in une o motor à combustão com um motor elétrico totalmente independente. Isto permite a alimentação completa do carro à base de energia elétrica com autonomia ideal para andar na cidade ou em viagens curtas.

Na exposição da Toyota esta tecnologia será representada pelo RAV4.

100% elétrico (BEV)

Ilustrada na figura do Lexus UX300e, esta é a tecnologia elétrica em sua forma essencial. Esses veículos contam com um motor totalmente eletrificado, movido a baterias que dão ampla autonomia, resultando assim em uma pilotagem suave, silenciosa e limpa.

Célula de combustível (FCHEV)

Por fim, quem visitar o evento poderá ver em primeira mão o Mirai, modelo da Toyota alimentado por células de combustível. Este é um veículo pioneiro nesta tecnologia, que usa de eletrólise invertida para alimentar seu motor.

O processo envolve a reação química do hidrogênio com o oxigênio. Ao se unirem dentro da célula de combustível, é liberada altas quantidades de energia, usada então para alimentar o carro. Isto resulta na liberação de água, que sai pelo escapamento.

Como vemos, só os carros elétricos da Toyota são um show à parte de inovação e tecnologia. Sendo referência absoluta no setor, vale a pena conferir o que mais a fabricante tem a oferecer nos próximos anos e quais revoluções irá liderar nesta nova era elétrica dos automóveis.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar