Bons motivos para comprar um Ford Ecosport, mesmo fora de linha

O Ford Ecosport saiu de linha. Mas mesmo assim continua sendo uma opção interessante. Veja aqui alguns de seus principais atributos.

O Ford Escoport foi um dos principais SUVs compactos do Brasil. Lançado em 2003, o carro da marca dos Estados Unidos sempre chamou a atenção do público. Hoje, não temos mais um modelo 0 Km, mas mesmo assim continua sendo uma opção interessante de usado. Por isso, separamos aqui alguns pontos positivos do Ford Ecosport.

Ford Ecosport (Foto: Divulgação/Ford)

Veja os atributos do Ford Ecosport

A primeira geração surgiu em 2003. Este modelo, fruto do projeto Amazon, usava como base a plataforma do Ford Fiesta que era vendido na época. Dentre os principais qualidades deste primeiro modelo, podemos destacar o seu visual e sua dirigibilidade. Ao todo, esta geração do Ecosport passou por duas reestilizações. A primeira aconteceu em 2007 e a segunda aconteceu em 2010. As versões especiais do carro também se destacavam.

Ford Ecosport (Foto: Divulgação/Ford)

Já a geração mais recente do Ford Ecosport apareceu em 2012. Novamente baseado no Ford Fiesta (sexta geração), o carro chegou com status de carro global. O visual externo foi totalmente renovado. O lado interno idem. Este modelo ficou em linha até 2017, quando passou por um facelift. O grande destaque desta mudança foi a adição de uma generosa grade dianteira. Mudanças no interior também foram feitas.

O SUV compacto acabou saindo de linha no ano passado. Mas ele ainda pode ser uma boa opção de compra. Veja aqui alguns atributos do modelo.

Ford Ecosport – Design

Ford Ecosport (Foto: Divulgação/Ford)

Começamos falando do design do Ford Ecosport. O modelo de segunda geração já era um carro com um design bastante moderno. Sem falar que o porte ficou mais imponente. E a reestilização promovida pela montadora para a linha 2018 deixou o carro ainda mais interessante. Conforme foi mencionado acima, o modelo ganhou uma nova grade dianteira. Ela deixou o carro mais alinhado com outros modelos da marca.

Sem falar que possui controle ativo. Já o conjunto óptico ganhou novos faróis de neblina. O para-choque e o capô também passaram por mudanças. Uma mudança importante na traseira aconteceu em 2020, quando o modelo deixou de oferecer o estepe traseiro.

Equipamentos de série

Ford Ecosport (Foto: Divulgação/Ford)

Uma outra vantagem do Ecosport é a sua lista de equipamentos. No modelo 2011 (primeira geração), por exemplo, a versão mais completa era a 2.0 4WD. Já a versão top de linha dos modelos mais novos é a Titanium. Um bom destaque é a central multimídia de oito polegadas SYNC 3. Ela foi uma das novidades da última reestilização e segue o conceito de “tela flutuante”.

Na linha 2021, o modelo ainda contava com teto solar elétrico, sete airbags, bancos de couro, sistema de monitoramento de ponto cego, sensor de chuva, rodas de liga leve de 17 polegadas e entre outros equipamentos.

Motorização

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Ford Ecosport (Foto: Divulgação/Ford)

A motorização é outro ponto positivo do Ford Ecosport. Até o ano de2017, o carro já tinha contado com os motores 1.0 Supercharger, o 1.6 ZeTec Rocam, o 1.6 Sigma Flex, 2.0 Duratec Flex e outros. Quando o carro mudou, a linha de propulsores também foi alterada.

Na ocasião, ele recebeu o 1.5 TiVCT Flex de três cilindros (137 cv) e o 2.0 Duratec Direct Flex (176 cv). Na época, o câmbio automático também foi alterado. A transmissão automática de seis velocidades (com conversor de torque) chegou para substituir a transmissão automatizada PowerShift.

Revisões baratas

Ford Ecosport (Foto: Divulgação/Ford)

Por fim, iremos falar das revisões do Ford Ecosport. Elas são bastante acessíveis. Este veículo faz parte do programa Revisão Preço Fixo da montadora. De acordo com ela, mais de 60 itens são verificados. Elas ocorrem a cada 12 meses ou a cada 10.000 km. Todas as versões (1.6L, 2.0L e 1.5L) possuem os mesmos preços. Veja abaixo a tabela de preços

1ª revisão = R$ 652 à vista ou quatro vezes de R$ 163

2ª revisão = R$ 884 à vista e quatro vezes de R$ 221

3ª revisão = R$ 652 à vista ou quatro vezes de R$ 163

4ª revisão = R$ 1.375 à vista ou quatro vezes de R$ 343,75

5ª revisão = R$ 802 à vista ou quatro vezes de R$ 200,50

seminovos que são boa opção de compra  (Foto: Divulgação)

6ª revisão = R$ 1.114 à vista ou quatro vezes de R$ 278,50

7ª revisão = = R$ 802 à vista ou quatro vezes de R$ 200,50

8ª revisão = R$ 1.375 à vista ou quatro vezes de R$ 343,75

9ª revisão = R$ 802 à vista ou quatro vezes de R$ 200,50

10ª revisão = R$ 1.114 à vista ou quatro vezes de R$ 278,50

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Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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