Blitz falsa? Veja como não cair em uma dessas
Blitz falsa tem sido recorrente em algumas regiões do país Veja como não cair em uma dessas e como se comportar caso encontre uma.
Os casos de blitzes falsas têm se tornado cada vez mais comuns em diversas regiões do país. Os criminosos se aproveitam de recursos como coletes da polícia ou do Detran para cometer roubos e outros crimes.
Por isso, você precisa estar atento e saber como identificar uma falsa abordagem e evitar ser vítima dessas situações.
Como identificar uma blitz falsa?
Localização
As blitzes ocorrem em locais estratégicos, como rodovias, avenidas, pontos com históricos de acidentes, entre outros com grande movimentação. Se a abordagem ocorrer em local isolado ou pouco movimentado, desconfie.
Sinalização e estrutura
Já notou que nem sempre a blitz tem mais de uma autoridade? Geralmente agentes de trânsito trabalham juntos com a polícia com uma estrutura que conta com cones de sinalização, viaturas e pelo menos um guincho.
A ausência desses sinais pode ser um indicativo de ação criminosa.
Uniforme
Os agentes públicos estão sempre de uniforme e em posse de seus distintivos. Nada de apenas um colete e calça jeans. A falta de identificação ou uniforme não padrão é um sinal de alerta.
Comportamento
Agentes públicos treinados agem com profissionalismo e respeito. Se o abordador demonstrar nervosismo, agressividade ou solicitar informações pessoais além do necessário, desconfie.
Abordagem
Em uma blitz legítima, o agente aborda o veículo de forma clara e objetiva, informando o motivo da parada e solicitando a CNH, e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Se a abordagem for confusa ou insistente, mantenha a calma e solicite informações adicionais.
Teste do bafômetro
Na maioria das ações, o objetivo é a aplicação do teste de alcoolemia e verificação do carro. Por isso você vai se deparar com uma fila de carros com os motoristas se submetendo ao teste do bafômetro.
Desconfie caso não encontrar esse cenário.
Propina
Blitzes falsas são uma forma dos criminosos de obterem dinheiro, portanto em qualquer situação que envolva cobrança para “deixar o carro ir embora” é um motivo de alerta máximo.
O que fazer em caso de dúvida?
O primeiro passo é ligar para a polícia se tiver dúvidas sobre a autenticidade da blitz. Se puder fazê-lo antes da abordagem melhor.
Mantenha sempre a calma, evitando reações impulsivas ou discussões. Feche as portas e os vidros parcialmente. Em seguida, solicite a identificação, mas de modo algum entregue seus documentos se a suspeita for evidente.
Se puder grave a abordagem com seu celular, pois estas podem servir como prova em caso de necessidade.
E você? Já passou por alguma blitz falsa? Conte o que aconteceu nos comentários!
Leia também:
Apresentar documento digital em blitz dá multa?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.