Alerta de criança deixada no carro: veja dispositivos que avisam os pais e evita tragédias
Veja dispositivos de aleta de criança deixada no carro e saiba como funcionam as tecnologias que podem impedir grandes tragédias; confira os detalhes!
Vamos falar de coisa séria? Atualmente, diversas empresas possuem foco em desenvolver um alerta de criança deixada no carro, a fim de evitar grandes tragédias.
O que muita gente não sabe é que, na verdade, já existem modelos que portam esse tipo de dispositivo, e, sinceramente, eles são uma mão na roda!
Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!
Como funciona o alerta de criança deixada no carro?
A primeira coisa a ser dita é que esse tipo de dispositivo pode salvar vidas, literalmente! É por isso que as fabricantes destinam um olhar cada vez mais atento a esse tipo de tecnologia.
Basicamente, eles podem funcionar de diferentes formas, seja através de sensores de movimento, de peso e afins. Normalmente, o alerta é emitido através de sons emitidos ou sinais no painel do automóvel.
Ainda vale destacar que esse tipo de dispositivo também é extremamente útil para pets e salvar a vida dos bichinhos, assim como dos pequenos.
O mais curioso disso é que já existem modelos vendidos no Brasil que contam com esse tipo de dispositivo, mas muita gente esquece de levar isso em conta na hora de comprar um carro novo.
Fique por dentro: Crianças e pets presas dentro do carro: é crime? Pode matar?
Conheça os dois principais tipos de sistema de segurança
O primeiro deles funciona de uma forma mais simples, mas ainda extremamente eficiente. Tudo acontece através do alerta baseado no acesso da parte traseira do carro.
Quer entender melhor? Bem, basicamente, o veículo memoriza que a porta traseira do carro foi aberta – antes de ngnição – e sugere que, na saída, algo pode ter ficado para trás.
Já existem diversas montadoras que o utilizam, porque, além de simples, ele pode ser desativado, apenas disso não ser recomendado. Ele leva o nome de “Rear Door Alert“.
Um outro sistema funciona de forma mais avançada, através de imagens em 4D. Esse tipo de sistema é mais elaborado, e consegue detectar a presença de seres vivos através de batimentos cardíacos e respiração.
Existem modelos mais avançados que funcionam até mesmo através da detecção da presença térmica, mas esses ainda podem demorar mais para serem implementados em massa.
Quais carros têm dispositivo de alerta para criança e pet no banco de trás?
Atualmente, versões mais novas do HB20, assim como do Nissan Versa já contam com esse tipo de dispositivo de segurança.
Por fim, a tendência é que cada vez mais fabricantes optem por ele, até que, em determinado momento, se torne um componente indispensável, dada a sua importância.
Aproveite para conferir: NÃO pegue a estrada no feriado sem antes saber dessa informação