Essa tecnologia pode salvar a vida de crianças esquecidas dentro dos carros

As novas ondas de calor enfrentadas por diversos locais do mundo, como no Brasil, estão acendendo grandes alertas para a segurança das pessoas, principalmente das crianças e dos animais, considerados mais frágeis.

Recentemente, o lamentável caso de uma criança esquecida dentro de uma van escolar caiu como uma preocupação enorme para que os condutores tenham muita atenção quanto aos bancos de trás dos veículos. Felizmente, uma nova tecnologia pode ser bastante útil para evitar desastres similares.

 

Foto: Freepik

Como a tecnologia pode evitar tragédias como crianças e pets esquecidos dentro do carro?

infeliz acontecimento envolvendo uma criança de 2 anos deixou muita gente em estado de choque. Isso porque o calorão elevou a temperatura de São Paulo para 37ºC, e lamentavelmente, o condutor esqueceu de checar os bancos de trás, onde estava a criança.

Após passar algumas horas dentro do carro, o menino não conseguiu suportar a alta temperatura e acabou falecendo. Apesar da situação ter sido recente, ela não consiste em um caso isolado. Isto é, diariamente, é comum que as autoridades sejam acionadas para quebrar os vidros de veículos para salvar vidas, como de bebês e pets esquecidos no carro.

Toda essa situação traz à tona um grande questionamento envolvendo a tecnologia. Basicamente, urge a necessidade de exista alguma forma dos veículos detectarem quando há algo no banco de trás antes que o condutor saia, a fim de evitar esse tipo de acontecimento.

 

Foto: divulgação / Freepik

 

Agências reguladores dos EUA têm novo estudo sobre sensores e alarmes

O calor atual não deverá passar tão cedo. Isso porque as condições climáticas da atualidade tendem apenas a piorar de acordo com os cientistas e estudiosos. Há fortes indícios de que o planeta Terra está entrando no que é chamado de “ebulição global“.

Basicamente, isso quer dizer que não há mais o aquecimento global, ou seja, na verdade, o planeta já está superaquecido. É por isso que, agora, o objetivo é encontrar formas e meios de controlar a situação, proporcionando a adaptação dos indivíduos do mundo inteiro.

Levando isso em conta, algumas agências reguladoras dos Estados Unidos da América estão estudando uma nova proposta. O objetivo é tornar obrigatório que as montadoras desenvolvam e instalem sensores e alarmes mais aprimorados nos veículos.

Esses sensores e alarmes deverão ser acionados quando o condutor abrir a porta para se retirar do veículo, mas alguma presença for detectada dentro do automóvel, como nos bancos de trás. Ainda não há uma previsão de quando isso vai acontecer, mas trata-se de uma ideia bastante interessante.

 

Foto: Freepik

Alguns modelos já contam com propostas similares

A ideia de desenvolver os sensores que indicam a presença dentro dos automóveis pode salvar vidas, e na verdade, já existem alguns modelos que têm tecnologias bastante similares para evitar que esse tipo de incidente aconteça.

Em alguns veículos da Kia e da Hyundai, como por exemplo, já existe uma forma de detectar movimentos nos bancos de trás quando os veículos são trancados. Assim, quando qualquer movimento é indicado, o automóvel começa a tocar a buzina imediatamente.

Por outro lado, o fato do sensor funcionar somente por ativação via movimento também pode ser um problema. Imagine que uma criança está dormindo quando o veículo é trancado. O sensor poderá ser ativado tarde demais, ainda ocasionando na tragédia.

Tecnologia traz sinal no painel

Uma outra tecnologia bastante útil é através dos sinais emitidos no painel dos veículos. Nesse caso, o sensor funciona de uma forma um pouco diferente do mencionado anteriormente, e pode evitar que o condutor demore a perceber a presença no banco de trás.

Resumidamente, o sensor é capaz de detectar qualquer presença nos bancos de trás do veículo. Assim sendo, antes mesmo do condutor sair do automóvel, ele será alertado através de sinais no painel e sonoros para verificar os bancos.

De modo geral, as tecnologias mencionadas ainda estão bem restritas a modelos mais otimizados. A ideia é proporcionar uma junção desses sensores e resultar na resposta perfeita para reduzir drasticamente a incidência desses acontecimentos.

A obrigatoriedade desses sensores e até de dispositivos, como por exemplo, pode ser a chave para trazer mais segurança e salvar vidas.

Aproveite para conferir: Novembro com temporal! 9 dicas que te ajudarão a dirigir com segurança

 

Foto: Freepik

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar