Apesar das profundas consequências de dirigir embriagado, ano após ano continuamos a ver números altos de ocorrências. Estes se tornam ainda mais alarmantes no final de ano, quando as pessoas viajam mais e participam de muitas confraternizações. Assim, ficar atento e saber onde se está entrando é essencial.
Cuidado depois das festas, as consequências de dirigir embriagado são enormes!
As estatísticas alarmantes revelam um cenário preocupante no trânsito paulista, mas que podem ser extrapoladas para todo o território nacional.
Segundo o Detran-SP, houve um aumento de 41% no número de motoristas abordados durante a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) em novembro de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
No total, 22.896 veículos foram fiscalizados no último mês, em contraste com os 16.241 registrados em novembro de 2022.
Hoje no Brasil, o critério para considerar alguém sob “influência de álcool” é ter até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro. A partir de 0,34 mg, a pessoa é considerada “alcoolizada” perante a lei.
Dirigir sob efeito de álcool e recusar-se ao teste do bafômetro são infrações gravíssimas, resultando em multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação.
No entanto, vai-se muito além disso, com profundas consequências na vida dos envolvidos em acidentes.
Muito além dos prejuízos financeiros
-
Os números de acidentes causados por motoristas alcoolizados são assustadores. Apenas nos dois primeiros meses de 2023, foram registrados 539 acidentes atribuídos a motoristas embriagados.
-
Em 2022, motoristas suspeitos de estarem sob efeito de álcool foram responsáveis por cerca de 325 mil acidentes no Brasil.
-
Além disso, uma pesquisa adicional destaca que a condução sob efeitos de álcool provoca, em média, 1,2 mortes por hora no país.
-
Assim, as consequências dessas tragédias vão muito além das questões financeiras, impactando diretamente a vida das vítimas. Destrói-se famílias inteiras, além de vidas impactadas pelas sequelas permanentes enfrentadas pelas pessoas que sobrevivem.
Veja também: “Fim dos acidentes? Carros do futuro poderão ter dispositivo anti-embriaguez“
Ocorrências de embriaguez no trânsito ficam mais comuns no final de ano
-
Com as festas de fim de ano se aproximando, as estatísticas apontam para um aumento intenso nas ocorrências. Por exemplo, o mês de novembro de 2023 já registrou um aumento de 10,14% no número de motoristas abordados em comparação com outubro.
-
Durante as ações desse mês, as recusas ao bafômetro cresceram alarmantes 35,2%, totalizando 772 motoristas que se negaram a soprar o aparelho.
-
Comparando novembro de 2023 com o mesmo período de 2022, houve um aumento de 27,5% nos casos de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool. Já em relação a outubro de 2023, o aumento foi de mais de 50%.
-
Diante desse cenário, a gestão do Detran-SP tem intensificado esforços na conscientização, promovendo campanhas educativas desde fevereiro de 2023 para alertar sobre comportamentos irregulares no trânsito.
Fica claro que as consequências de dirigir embriagado são profundas, não apenas para quem se envolve diretamente, mas todo mundo ao redor. Assim, devemos lutar diariamente pela conscientização de nós mesmos, amigos e familiares. Portanto, fique de olho e preze pela segurança de todos no trânsito!