Aditivos para carro: veja como escolher a melhor opção
Pensando em comprar aditivos para carro? Saiba de uma vez por todas como escolher a melhor opção e evitar dores de cabeça!
Grande parte dos condutores cogita a compra de aditivos para carro, no entanto, antes da decisão final, surgem diversas dúvidas a respeito de valer ou não à pena ou mesmo sobre que tipo de aditivo escolher.
Pensando nisso, Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul, traz algumas dicas essenciais para não errar na compra de aditivos para o seu carro e usufruir de todos os benefícios disponíveis.
Acompanhe o Garagem360 e veja!
Qual a importância dos aditivos para carros?
Bem, antes de mais nada, é preciso deixar claro os aditivos para carros são produtos químicos que têm como foco proporcionar a melhor do desempenho do motor, além de proteger outros componentes internos e prevenir diversos problemas mêcanicos.
Dada tamanha importância, é essencial entender quais são as principais categorias de aditivos para carros, entendendo como utilizar o produto adequadamente e evitar problemas.
Segundo o especialista:
“Antes de adquirir um aditivo, é fundamental verificar a compatibilidade com o sistema do veículo, especialmente para aditivos via tanque”
Danilo ainda complementa:
“Assim como há diferenças entre motores movidos a etanol, gasolina, flex e diesel, o aditivo deve ser compatível com o tipo de combustível presente no tanque. Além disso, é preciso confirmar se o tratamento oferecido pelo produto atende à necessidade específica do veículo. Por exemplo, para contaminação dos bicos injetores, um aditivo de limpeza como o VALVE & INJECTOR CLEAN GASOLINE é recomendado.”
Fique ainda mais por dentro: Aditivo de combustível realmente melhora o desempenho do carro?
Como escolher os aditivos para carros de forma correta?
Para escolher o melhor tipo de aditivo para o seu carro, é preciso entender para que cada um deles serve. De acordo com Danilo:
- Aditivos para limpeza do circuito de óleo: eliminam resíduos e contaminantes presentes no circuito de lubrificação, assegurando que o óleo funcione de maneira eficaz e protegendo as partes internas do motor contra danos.
- Aditivos para limpeza do circuito de combustível ou pós-tratamento: aplicados diretamente no tanque de combustível, esses aditivos ajudam a remover depósitos acumulados em bicos injetores, válvulas e outras partes do sistema de alimentação, além de atuar no sistema de exaustão. Isso resulta em uma combustão mais eficiente e em um melhor desempenho do motor.
- Aditivos para melhorar as propriedades do combustível: elevam a octanagem do combustível, sendo especialmente úteis para veículos de alto desempenho ou em situações onde combustíveis de alta qualidade não estão facilmente disponíveis.
- Aditivos para situações mecânicas específicas: desenvolvidos para resolver problemas particulares, como selar pequenas fugas ou proteger contra desgaste excessivo em condições extremas de operação.
Por fim, o especialista alerta que:
“O uso de combustíveis de má qualidade e certas condições de uso do veículo podem impactar negativamente o desempenho do motor e causar problemas mecânicos. Entre as situações adversas estão: uso de combustível adulterado, tráfego urbano intenso com excesso de marcha lenta, percursos curtos (inferiores a 8 km), longos períodos de inatividade, e condução em ambientes com alta concentração de poeira, como áreas próximas a indústrias mineradoras, de cimento e siderúrgicas.”
Fique de olho: Golpe na hora de abastecer o carro: conheça os mais praticados e saiba como evitar