A volta do motor traseiro? Novo VW Polo pode usar “solução do Fusca” para ser híbrido
Volkswagen estuda motor traseiro para o novo Polo 2026. Sistema híbrido funcionará como gerador de energia. Entenda a ideia
A pode estar prestes a unir o passado glorioso do Fusca com o futuro da mobilidade elétrica. Informações vindas da Europa indicam que a próxima geração do Polo (que irá renascer como o elétrico ID. Polo) pode ganhar uma “carta na manga” mecânica inspirada na arquitetura clássica da marca.
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Novo VW Polo vai ser igual o Fusca?
De acordo com apuração do portal espanhol Motor.es, a montadora alemã estuda lançar uma versão híbrida do Polo com extensor de autonomia (EREV), caso as vendas das versões puramente elétricas não decolem como o esperado. E é aqui que a engenharia se torna curiosa: o motor a combustão ficaria posicionado no eixo traseiro.
Diferente dos híbridos tradicionais (como o Toyota Corolla) ou dos leves (como o Fiat Pulse), o sistema estudado para o novo Polo 2026 funciona de forma distinta.
O motor a gasolina não moveria as rodas. Ele funcionaria exclusivamente como um gerador, ligando apenas para recarregar as baterias enquanto o carro anda, eliminando a “ansiedade de autonomia”. É uma solução similar à vista no recém-chegado Leapmotor C10.
As opções de motor-gerador especuladas são:
- Um bloco 1.0 de dois cilindros (aprox. 70 cv);
- Ou um motor 1.5 aspirado de três cilindros (aprox. 100 cv).
Ambos ficariam alojados na traseira, aproveitando a versatilidade da plataforma MEB Entry, que já prevê essa configuração, um “eco” de engenharia que remete ao lendário Fusca.
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Desempenho e baterias do novo Polo
Se confirmado, o ID. Polo híbrido/elétrico promete números interessantes para o segmento de compactos na Europa. Nas versões 100% elétricas, o modelo deve entregar até 218 cv (160 kW) e recargas ultra-rápidas (10% a 80% em 25 minutos).
Para acomodar o motor a combustão e o tanque de combustível na traseira, a versão com extensor de alcance deve usar o pacote de baterias mais compacto.
Confira o comparativo estimado das baterias:
| Tipo de Bateria | Capacidade | Autonomia Estimada | Foco do Modelo |
| NMC (Níquel/Manganês) | 56 kWh | 450 km | Versão 100% Elétrica (Long Range) |
| LFP (Ferro-Fosfato) | 38 kWh | 300 km | Versão de Entrada ou com Extensor |
Novo Polo híbrido chega no Brasil?
O lançamento europeu está marcado para 2026. Embora o ID. Polo não tenha confirmação imediata para o mercado brasileiro, a tecnologia é um sinalizador importante.
A plataforma MEB e a padronização das células de bateria são estratégias globais da Volkswagen que, inevitavelmente, devem aterrissar nas fábricas da América do Sul para viabilizar os futuros nacionais híbridos e elétricos da marca.
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Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

