A volta do motor traseiro? Novo VW Polo pode usar “solução do Fusca” para ser híbrido

Volkswagen estuda motor traseiro para o novo Polo 2026. Sistema híbrido funcionará como gerador de energia. Entenda a ideia

A pode estar prestes a unir o passado glorioso do Fusca com o futuro da mobilidade elétrica. Informações vindas da Europa indicam que a próxima geração do Polo (que irá renascer como o elétrico ID. Polo) pode ganhar uma “carta na manga” mecânica inspirada na arquitetura clássica da marca.

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Novo VW Polo vai ser igual o Fusca?

De acordo com apuração do portal espanhol Motor.es, a montadora alemã estuda lançar uma versão híbrida do Polo com extensor de autonomia (EREV), caso as vendas das versões puramente elétricas não decolem como o esperado. E é aqui que a engenharia se torna curiosa: o motor a combustão ficaria posicionado no eixo traseiro.

Novo VW Polo 2026 híbrido

VW ID. Polo chegará com motor híbrido e “conceito” do Fusca. Foto: Divulgação

Diferente dos híbridos tradicionais (como o Toyota Corolla) ou dos leves (como o Fiat Pulse), o sistema estudado para o novo Polo 2026 funciona de forma distinta.

O motor a gasolina não moveria as rodas. Ele funcionaria exclusivamente como um gerador, ligando apenas para recarregar as baterias enquanto o carro anda, eliminando a “ansiedade de autonomia”. É uma solução similar à vista no recém-chegado Leapmotor C10.

As opções de motor-gerador especuladas são:

  • Um bloco 1.0 de dois cilindros (aprox. 70 cv);
  • Ou um motor 1.5 aspirado de três cilindros (aprox. 100 cv).

Ambos ficariam alojados na traseira, aproveitando a versatilidade da plataforma MEB Entry, que já prevê essa configuração, um “eco” de engenharia que remete ao lendário Fusca.

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Desempenho e baterias do novo Polo

Se confirmado, o ID. Polo híbrido/elétrico promete números interessantes para o segmento de compactos na Europa. Nas versões 100% elétricas, o modelo deve entregar até 218 cv (160 kW) e recargas ultra-rápidas (10% a 80% em 25 minutos).

Novo VW Polo 2026 híbrido

Foto: Divulgação (Volkswagen)

Para acomodar o motor a combustão e o tanque de combustível na traseira, a versão com extensor de alcance deve usar o pacote de baterias mais compacto.

Confira o comparativo estimado das baterias:

Tipo de Bateria Capacidade Autonomia Estimada Foco do Modelo
NMC (Níquel/Manganês) 56 kWh 450 km Versão 100% Elétrica (Long Range)
LFP (Ferro-Fosfato) 38 kWh 300 km Versão de Entrada ou com Extensor

Novo Polo híbrido chega no Brasil?

O lançamento europeu está marcado para 2026. Embora o ID. Polo não tenha confirmação imediata para o mercado brasileiro, a tecnologia é um sinalizador importante.

A plataforma MEB e a padronização das células de bateria são estratégias globais da Volkswagen que, inevitavelmente, devem aterrissar nas fábricas da América do Sul para viabilizar os futuros nacionais híbridos e elétricos da marca.

O que você acha de um Polo com motorização híbrida e conceito emprestado do Fusca? Comente aqui embaixo!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.