Tecnologia da Volvo “prevê o futuro” e evita acidentes antes de acontecer

Se as máquinas tivessem o poder de saber o que está por vir, muitos acidentes poderiam ser evitados. É o que acontece com essa tecnologia da Volvo que ‘’prevê o futuro’’. Veja!

Tecnologia da Volvo "prevê o futuro" e evita acidentes antes de acontecer
Foto: Divulgação 

Tecnologia da Volvo ‘’prevê o futuro’’

Imagina você saber o que te espera após uma curva sinuosa, antes mesmo de passar por ela, é este tipo de situação que poderá ser possível com a nova tecnologia da Volvo que ‘’prevê o futuro’’.

O ‘’Alerta de Acidente Antecipado’’, nova funcionalidade introduzida nos sistemas de segurança conectada da marca sueca, alerta os condutores em tempo real sobre situações como acidentes futuros.

A ação ocorre por conta do mapeamento em tempo real através de um centro de gestão de tráfego.

A novidade já está disponível nos modelos da linha 40, 60 e 90 da Volvo na Dinamarca e depois se expandirá para a Europa em breve.

Contribuição do sistema

O novo sistema de segurança da Volvo visa principalmente ajudar os motoristas a evitar colisões e congestionamentos causados ​​por um acidente à frente, com a identificação prévia de situações dessa natureza.

O recurso foi projetado para alertar instantaneamente o motorista sobre um acidente de trânsito até algumas centenas de metros à frente.

Tal identificação é possível através dos dados de localização fornecidos pelas autoridades rodoviárias nacionais e por automóveis compatíveis, como modelos da Volvo.

Tecnologia da Volvo "prevê o futuro" e evita acidentes antes de acontecer
Foto: Divulgação

Tecnologia segue conceito de 2016

O novo alerta sobre acidente futuro da Volvo segue a precursora tecnologia da Volvo de 2016 que utiliza a nuvem com dados em tempo real, permitindo que os modelos da marca se comuniquem entre si.

Dessa forma, a tecnologia de segurança da marca atua como alerta em qualquer hora do dia. 

A ideia para as próximas atualizações do Alerta de Acidente de Trânsito é integrar mais dados de tráfego para ampliar o ecossistema de atuação da ferramenta e consequentemente auxiliar mais pessoas.

Para isso, a Volvo espera contar com compartilhamento de dados de autoridades de trânsito, sueca, dinamarquesa ou de outros países.

Proprietários da Volvo já conseguem contribuir com sistema

A maior fonte de informações compartilhadas em tempo real para o sistema de segurança da Volvo são os próprios modelos da marca.

Quem possui um veículo da marca pode contribuir de maneira simples para a plataforma, compartilhando dados através da opção ‘’segurança conectada’’ nos veículos da montadora.

Além disso, a Volvo configurou sua rede de segurança para permitir compartilhamento apenas de informações essenciais, sem invasão de privacidade.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar