Flagra: nova Renault Niagara chega em 2026 para caçar a Fiat Toro
Renault Niagara é flagrada rodando em Santa Catarina! Picape anti-Toro chega no 2º semestre com motor turbo e base híbrida
A espera está acabando. Poucos dias após se apresentar no Salão do Automóvel de São Paulo, a Renault Niagara foi vista rodando em testes finais nas estradas de Santa Catarina. A nova picape, que promete ser o pesadelo da Fiat Toro, já tem previsão de estreia e compartilhará o DNA com um novo SUV inédito.
Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Quando a nova Renault Niagara será lançada?
O que antes era apenas um “carro show” no pavilhão do Salão, agora é realidade nas ruas. O flagra, capturado pelos jornalistas Renato Maia e Karina Nosé (canal Falando de Carro), confirma que o desenvolvimento está acelerado.

Nova Renault Niagara foi flagrada rodando em Santa Catarina. Foto: Reprodução (Instagram / Falando de Carro)
A Renault já definiu o cronograma:
- O “chá revelação”: prevista para julho;
- Chegada às lojas: segundo semestre do ano;
- Produção: fabricada na vizinha Argentina, facilitando a logística para o Brasil.
“Irmã” do SUV Boreal
A Niagara não nasce sozinha. Ela faz parte de uma nova ofensiva da marca e terá muito em comum com o Renault Boreal, o futuro SUV médio da montadora. A picape terá carroceria monobloco (assim como a Montana e a Toro) e compartilhará diversos componentes com o Boreal para reduzir custos e padronizar a qualidade.
O exterior traz portas dianteiras, maçanetas, retrovisores, faróis e grade frontal. Já a parte interna é equipada com elementos do painel e acabamento devem ser idênticos.
Leia também Polêmica: nova Frontier 2026 divide opiniões com visual “estilo Mitsubishi”
Plataforma RGMP
A princípio, a Niagara será construída sobre a moderna plataforma modular RGMP (a mesma que estreou no Kardian). Essa base é uma evolução robusta da CMF-B europeia e é o grande trunfo da picape.
Por quê? Porque essa arquitetura já nasce pronta para a eletrificação. Ela suporta desde sistemas micro-híbridos até conjuntos híbridos plug-in (que ligam na tomada) e tração integral.
O que vem sob o capô da Renault Niagara?
Para o lançamento, a Renault deve apostar no seguro e eficiente. Veja só algumas especificações:
- Motor: o conhecido 1.3 Turbo Flex, entregando cerca de 163 cv;
- Tração: opções 4×2 e uma aguardada tração 4×4 para as versões de topo;
- Futuro: versões híbridas devem chegar em um segundo momento para cumprir as novas metas de emissões e economia.
Duelo de gigantes: Niagara 1.3 Turbo vs. Toro T270
Para te ajudar a visualizar essa briga, colocamos lado a lado o que já sabemos da mecânica da Renault (baseada no motor TCe atual) contra os números consagrados da líder Fiat Toro.
Embora a Toro vença na cavalaria bruta, a Niagara aposta na modernidade da plataforma e no torque em baixa rotação. Veja só:
| Especificação | Renault Niagara (Estimado) | Fiat Toro T270 (Atual) |
| Motor | 1.3 TCe Turbo Flex | 1.3 Turbo 270 Flex |
| Potência Máxima | 163 cv (E) / 162 cv (G)* | 185 cv (E) / 180 cv (G) |
| Torque | 27,5 kgfm | 27,5 kgfm |
| Câmbio | CVT X-Tronic (8 marchas sim.) | Automático de 6 marchas |
| Plataforma | RGMP (Pronta para Híbrido) | Small Wide 4×4 |
| Tração | 4×2 e 4×4 (Inédito no Flex) | 4×2 (4×4 apenas no Diesel) |
| Diferencial | Opção Híbrida confirmada | Sem híbrido leve atualmente |
*Dados baseados na calibração atual do motor 1.3 TCe usado no Duster/Oroch. A Renault pode recalibrar para extrair mais potência na Niagara.
Onde a Niagara pode vencer?
- Tração 4×4 no Flex: enquanto a Toro reserva a tração 4×4 apenas para as versões Diesel (que custam quase R$ 200 mil), a Renault deve oferecer a Niagara 4×4 com motor Flex, tornando o off-road mais acessível.
- Hibridização: a plataforma RGMP é o “ás na manga”. A Niagara já nasce pronta para receber baterias e motores elétricos, o que deve garantir um consumo de combustível muito superior ao da Toro, conhecida por ser “beberrona”.
Com base no que sabemos, você esperaria o lançamento da Renault Niagara ou compraria uma Fiat Toro hoje mesmo? Comente abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

