Fim de uma Era: GM Chevrolet anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto

GM eliminará gradualmente o Apple CarPlay e Android Auto de todos os seus carros a gasolina e elétricos, começando em 2028. A CEO Mary Barra confirmou a decisão. Entenda!

A GM Chevrolet confirma o que muitos temiam: o fim do suporte ao Apple CarPlay e ao Android Auto em toda a sua frota, incluindo os veículos movidos a gasolina.

GM anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto

A CEO da GM, Mary Barra, confirmou a controversa decisão durante uma entrevista no podcast Decoder do The Verge.

A mudança, que já está em curso nos veículos elétricos (EVs) da marca, será estendida aos carros com motor de combustão interna (gasolina) à medida que a montadora lançar seu novo hardware de computação centralizada, começando em 2028.

Enquanto a maioria dos clientes de veículos a gasolina respirou aliviada quando o recurso foi removido apenas dos EVs, agora a realidade é que os compradores de um novo GM a partir de 2028 — independentemente do motor — provavelmente não terão mais os populares sistemas de espelhamento de tela.

GM anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto - Foto: Reprodução
GM anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto – Foto: Reprodução

 

A Nova plataforma e a polêmica da decisão

A decisão coincide com a introdução da nova “plataforma de computação centralizada” da GM, desenvolvida internamente. Este novo hardware fará sua estreia no Cadillac Escalade IQ 2028 e será progressivamente integrado ao vasto portfólio da GM, incluindo os modelos a gasolina.

Quando esses veículos a gasolina fizerem a transição, eles perderão o CarPlay e o Android Auto. O novo sistema de infoentretenimento, no entanto, será baseado no software do Google, o que teoricamente facilitará a adaptação para usuários de Android.

A boa notícia é que a transição não será imediata. A GM tem um cronograma que se estende por anos, dando aos consumidores tempo suficiente para adquirir um novo veículo da marca com o CarPlay e o Android Auto antes que eles desapareçam “para sempre”.

O que você acha dessa decisão? A GM está certa em forçar os motoristas a usarem seu próprio sistema de infoentretenimento, ou isso é um tiro no pé?

Leia aqui: Deu ruim! GM Chevrolet sofre prejuízo de R$ 8,78 bilhões com mudança na estratégia de veículos elétricos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.