Não é só o motor: conheça 3 partes do veículo que também precisam de lubrificação
Explicamos quais são as 3 partes do veículo que também precisam de lubrificação
Engana-se quem pensa que somente o óleo do motor precisa de lubrificação. Na verdade, outros componentes do automóvel também merecem uma atenção especial para que eles funcionem corretamente e para que você não tenha prejuizos.
Os motoristas que ignoram esse conhecimento e que não optam por produtos de qualidade podem sofrer uma série de problemas, como explica Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil.
“Lubrificantes inadequados podem causar superaquecimento, desgaste prematuro e até falhas graves no sistema”, alerta o especialista.
Logo abaixo, o Garagem360 revela quais são os componentes que precisam de lubrificação. Acompanhe!
Quais são os componentes do veículo que precisam de lubrificação?
A caixa de transmissão, seja manual ou automática, depende da lubrificação para que funcione corretamente. Barbosa, inclusive, alerta que a compra errada do fluído pode comprometer todo o sistema.
“A transmissão, por exemplo, geralmente requer lubrificantes específicos”. O uso de produtos fora das especificações pode causar falhas graves e pesar no bolso do condutor”, explica.
Além disso, os rolamentos de roda são outro ponto crítico. Eles precisam de graxa adequada para que funcionem de maneira adequada. A ausência de lubrificação pode causar travamento e a quebra dos componentes. Como resultado, a segurança do automóvel fica comprometida.
Leia também:
-
BYD apresenta “irmão” do Seal com preço de Dolphin Mini e tecnologia avançada de IA
-
Mercedes-Benz inicia testes com baterias em estado sólido para carros elétricos da marca
-
Tabela Fipe é deixada de lado e veículos são vendidos por até 40% a mais; tá certo isso?
Direção hidráulica
Existem alguns sinais que indicam a hora certa de trocar o fluido da direção hidráulica. São eles:
-
Endurecimento da direção;
-
Ruídos excessivos.
Se você observou um ou os dois comportamentos acima, recomenda-se substituir o fluido. Contudo, nem todos os produtos são indicados para esse componente. Para evitar desgastes prematuros, o melhor caminho é aplicar as orientações do fabricante. Caso contrário, o “barato pode sair caro”.
Sistema de freios
Por fim, e não menos importante, temos o sistema de freios. Aqui, o fluido contribui para a prevenção do superaquecimento e para a eficiência nas frenagens. Em outras palavras, a verificação correta desse componente evita acidentes no trânsito.
“Manter o fluido de freio em dia evita falhas no sistema e garante maior segurança para motoristas e passageiros”, finaliza.
Uma vez que você já sabe quais são os componentes do veículo que precisam de lubrificação, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Crash test da Tesla Cybertruck revela grande verdade sobre a picape