Não é só o motor: conheça 3 partes do veículo que também precisam de lubrificação

Explicamos quais são as 3 partes do veículo que também precisam de lubrificação

Engana-se quem pensa que somente o óleo do motor precisa de lubrificação. Na verdade, outros componentes do automóvel também merecem uma atenção especial para que eles funcionem corretamente e para que você não tenha prejuizos. 

Os motoristas que ignoram esse conhecimento e que não optam por produtos de qualidade podem sofrer uma série de problemas, como explica Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil. 

 “Lubrificantes inadequados podem causar superaquecimento, desgaste prematuro e até falhas graves no sistema”, alerta o especialista. 

Logo abaixo, o Garagem360 revela quais são os componentes que precisam de lubrificação. Acompanhe!

Quais são os componentes do veículo que precisam de lubrificação? 

(reprodução/Internet)
(reprodução/Internet)  

A caixa de transmissão, seja manual ou automática, depende da lubrificação para que funcione corretamente. Barbosa, inclusive, alerta que a compra errada do fluído pode comprometer todo o sistema. 

“A transmissão, por exemplo, geralmente requer lubrificantes específicos”. O uso de produtos fora das especificações pode causar falhas graves e pesar no bolso do condutor”, explica.

Além disso, os rolamentos de roda são outro ponto crítico. Eles precisam de graxa adequada para que funcionem de maneira adequada. A ausência de lubrificação pode causar travamento e a quebra dos componentes. Como resultado, a segurança do automóvel fica comprometida. 

Leia também:

Direção hidráulica 

(reprodução/Internet)
(reprodução/Internet)  

Existem alguns sinais que indicam a hora certa de trocar o fluido da direção hidráulica. São eles:

  • Endurecimento da direção;

  • Ruídos excessivos.

Se você observou um ou os dois comportamentos acima, recomenda-se substituir o fluido. Contudo, nem todos os produtos são indicados para esse componente. Para evitar desgastes prematuros, o melhor caminho é aplicar as orientações do fabricante. Caso contrário, o “barato pode sair caro”. 

Sistema de freios 

Por fim, e não menos importante, temos o sistema de freios. Aqui, o fluido contribui para a prevenção do superaquecimento e para a eficiência nas frenagens. Em outras palavras, a verificação correta desse componente evita acidentes no trânsito. 

“Manter o fluido de freio em dia evita falhas no sistema e garante maior segurança para motoristas e passageiros”, finaliza.

Uma vez que você já sabe quais são os componentes do veículo que precisam de lubrificação, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!


Leia também: Crash test da Tesla Cybertruck revela grande verdade sobre a picape

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA