Feriado de Páscoa: 5 perguntas e respostas sobre dirigir na chuva
Respondemos as principais dúvidas de carro na chuva. Confira
Se você pretende viajar de carro neste feriado de Páscoa, é preciso ficar ligado com alguns pontos, especialmente em relação às chuvas.
Por isso, logo abaixo, o Garagem360 explica 5 dúvidas que são bastante comuns entre os motoristas:
-
O que acontece se deixar o carro na chuva?
-
O que fazer depois que o carro fica no meio de uma enchente?
-
Como proteger o carro da chuva de granizo?
-
O que fazer para evitar acidentes na chuva?
-
Pode ficar dentro do carro na chuva?
Acompanhe!
O que acontece se deixar o carro na chuva?
Entre as principais consequências, destacam-se: mofo nos assentos e odor desgradável. E, caso entre água no motor, pode causar apagamento, além de outros problemas graves nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.
Além disso, a água diminui o atrito entre o asfalto e os pneus, sendo que a concentração de água pode provocar a temida aquaplanagem.
De maneira resumida, trata-se de um fenômeno no qual o motorista tem dificuldades para conduzir o veículo. Isso acontece justamente pela ausência de contato entre o pneu e o chão.
Ficou preocupado? Calma!
A nossa repórter, Vitória Marques, desenvolveu um guia completo que ensina como evitar aquaplanagem em dias de chuva. Vale a pena conferir!
O que fazer depois que o carro fica no meio de uma enchente?
Entre em contato com a seguradora ou leve o automóvel até o mecânico. De maneira geral, quanto mais você demorar a resolver o problemas, mais caro será para solucioná-lo.
Além disso, é preciso ter paciência, especialmente se o carro passar por uma enchente. Isso porque, dependendo do problema, o conserto pode durar até um mês.
Essa demora acontece porque é preciso remover diversos itens do carro, como tapetes, bancos e estofamentos. Também é necessário trocar o feltro que fica sob o carpete, bem como substituir o sistema elétrico e até o óleo.
🛑 Leia também:
Como proteger o carro da chuva de granizo?
Procure, imediatamente, um local coberto. Aqui, vale posto de gasolina, estacionamento e até um viaduto.
Contudo, nem sempre é possível encontrar esses lugares, por isso, recomenda-se esconder em algum ambiente que o carro esteja contra o vento. Assim, você consegue reduzir os danos das pedras de gelo.
O que fazer para evitar acidentes na chuva?
A manutenção preventiva é essencial antes de pegar estrada. Tendo isso em mente, revise itens como: limpadores, lanterna, pneus, freio, sistema de circulação do ar, entre outros.
Existem também outras estratégias que devem ser evitadas, como respeitar as leis de trânsito e redobrar a atenção em caso de chuvas mais intensas.
Pode ficar dentro do carro na chuva?
Sim. Contudo, é preciso manter os vidros fechado e evitar entrar em contato com as partes metálicas do automóvel.
A propósito, neste guia, trago mais detalhes sobre como agir se estiver dentro do carro nesse momento. Assim, você mantém a sua viagem de Páscoa segura e sem estresse.
Confira também: Esse é o melhor jeito de dirigir na chuva: pode salvar sua vida