Os riscos de passar com o seu carro por áreas alagadas

As chuvas que atingiram o Rio de Janeiro neste final de semana deixou a cidade submersa, motoristas ilhados e vários problemas na região. Diante desse caos, um dos questionamentos mais comuns é quais são os riscos de passar com o carro em uma área alagada? 

Foto: reprodução/internet
Caption

Logo abaixo, o Garagem360 revela as consequências e o que fazer para manter o veículo em boas condições. Acompanhe! 

O que acontece com o carro em uma enchente? 

Uma dos principais riscos é a água atingir o motor. Isso resulta no calço hidráulico e na contaminação do óleo lubrificante. Além disso, o sistema de transmissão também pode ser danificado, especialmente nos carros automáticos. 

Contudo, engana-se quem pensa que os impactos se restringem apenas ao risco de calço hidráulico. Na verdade, a parte elétrica e outros itens e conjuntos também podem ser atingidos. Entre os mais vulneráveis, destacam-se: a caixa de fusíveis, reles, conectores, faróis e lanternas e módulos.

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Ruas alagadas também podem causar a perigosa aquaplanagem. De maneira resumida, trata-se de um fenômeno que o automóvel perde a aderência em relação ao solo, o que pode provocar diversas consequências. São elas:

  • Perda do controle do carro

  • Dificuldade em manter o automóvel na direção pretendida 

  • Sensação de que o volante não atende aos direcionamentos

Portanto, tenha bastante cuidado diante dessas situações e, se possível, espere a situação normalizar, ok?

Leia também: 

O que o condutor deve fazer em caso de alagamento? 

A principal orientação é evitar vias alagadas. Caso isso não seja possível, procure manter uma aceleração contínua, sem fazer nenhuma troca de marchas. Dessa forma, o condutor bloqueia a entrada de água no motor e faz com que esse componente atue somente eliminando os gases. 

Mesmo com essa dica, o próprio manual do proprietário orienta que motoristas nunca tentem dirigir por vias alagadas com o nível da água acima da metade das rodas. Ter esse cuidado é importante para proteger não só os componentes do veículo, mas também a sua segurança e a dos outros ocupantes do carro. 

É possível recuperar o carro em caso de enchente? 

Sim. Contudo, a recuperação do veículo deve ser feita por um profissional especializado em oficina mecânica. Isso porque, ele faz a troca dos itens danificados, verifica os impactos da água na parte elétrica, higieniza o veículo e desmonta o carro para deixar tudo em ordem. 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Entretanto, mesmo com essa possibilidade de recuperação, o Garagem360 orienta que você use nosso comparador de veículos. Isso porque, em algumas situações, a compra de carro usado sai mais em conta se for comparar o valor gasto para recuperar um automóvel. 

Por isso, verifique as informações para tomar uma decisão mais assertiva, combinado? 

Confira também: Chuvas em SP: saiba o que fazer após perder a placa do carro em enchentes

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar